Presidente do CFC vai receber Título de Cidadão de Fortaleza

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, receberá durante a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (20º CBC), a ser realizado de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE), no Centro de Eventos do Ceará, o Título de Cidadão de Fortaleza. A comenda, proposta pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT), ratifica o trabalho deste cearense, natural de Crato, no cenário da Contabilidade brasileira.

José Martonio 3 José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC

De acordo com o vereador Iraguassú, “o projeto tem como objeto prestar uma justa homenagem ao Dr. Martonio Coelho pelos valorosos empenhos dedicados ao povo Fortalezense ao longo de sua trajetória na Contabilidade e na área do Direito”.

Líder classista, Martonio Coelho iniciou sua trajetória no Sistema CFC/CRCs como conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), em 1991. No ano seguinte, tornou-se presidente daquele Regional, onde realizou grandes feitos para a classe contábil cearense.

No CFC, o contador elegeu-se representante do estado no Plenário da entidade e, em 1998, assumiu a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional. Em 2004, foi eleito presidente do maior órgão da classe contábil brasileira. Durante sua gestão, deixou sua marca com grandes projetos voltados para a classe, como a aprovação de 36 Normas Brasileiras de Contabilidade, a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a criação do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, a retomada do diálogo com parlamentares no Congresso Nacional e a sanção da Lei n.° 11.160/2005, que dispõe sobre a representatividade no Plenário do CFC, e promoveu a realização do 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em 2004; do V Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em 2005; e da 26ª Conferência Interamericana de Contabilidade, em 2005.

Em 2014, o contador é eleito, por unanimidade, para assumir a presidência do Conselho Federal. No seu discurso de posse, Martonio reforçou a necessidade da intensa valorização do profissional da contabilidade e a retomada do diálogo com as Instituições de Ensino e com entidades públicas e privadas.

Em outubro de 2015, o contador foi reeleito para o seu terceiro mandato à frente do CFC, assumindo a Presidência em janeiro de 2016. Sua gestão vem sendo marcada pelo forte diálogo com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pela realização do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, considerado o maior e mais importante evento voltado para a classe contábil.

Detentor da Medalha João Lyra, honraria máxima concedida a um profissional da contabilidade, Martonio Coelho representa atualmente uma das lideranças mais importantes do País, que, pela trajetória de sucesso, deixará um legado inestimável para o futuro da Contabilidade brasileira.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.