Presidente do CFC recebe delegação de Moçambique

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, recebeu, nesta quarta-feira (21), a delegação da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (Ocam), que realiza visita ao CFC, em Brasília (DF), desde a última segunda-feira (19), para conhecer o funcionamento detalhado do Conselho e buscar linhas de cooperação entre as entidades. Também participaram da reunião o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, e o coordenador Institucional do Conselho, Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

Ao centro, José Martonio Alves Coelho (à esquerda) e Venancio Chirrime.
Ao centro, José Martonio Alves Coelho (à esquerda) e Venancio Chirrime.

A delegação da Ocam, composta por nove membros, é chefiada pelo vice-presidente do Colégio de Contabilistas e Auditores de Moçambique, Venancio Chirrime. Ao contrário do Brasil, onde os Conselhos de Contabilidade estão regulamentados há quase 70 anos – pelo Decreto-Lei nº 9.295/1946 – a Ocam tem apenas dois anos de funcionamento.

O presidente do CFC falou sobre o funcionamento do Sistema CFC/CRCs, a organização da profissão, o investimento em fiscalização preventiva, a implantação da convergência das normas contábeis internacionais (IFRS, em inglês), o incentivo à titulação dos professores dos cursos de Ciências Contábeis e, entre outros temas, sobre ações na área de desenvolvimento profissional realizadas pelo CFC e CRCs.

Martonio Coelho ressaltou ainda que a sua gestão tem uma atenção especial dedicada à educação profissional. “Entendo que o nosso papel institucional é maior do que apenas registrar e fiscalizar, pois temos de servir também à sociedade”, afirmou.

O presidente do CFC respondeu a algumas dúvidas dos profissionais de Moçambique e foi convidado, por Venancio Chirrime, a participar do primeiro congresso da Ocam, que será realizado no próximo dia 4 de novembro.

O vice-presidente do Ocam também solicitou apoio técnico do CFC para a elaboração de alguns programas, destinados aos profissionais daquele país, na área de desenvolvimento profissional.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.