Presidente do CFC prestigia inauguração da nova sede do CRCRS

Por Rafaella Feliciano com informações do CRCRS
Comunicação CFC e CRCRS

O presidente do Conselho  Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, participou, no dia 28 de setembro, da inauguração  da nova sede do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, localizada na cidade de Porto Alegre.

Breda, que também foi presidente do CRCRS nas gestões 2010-2011 e 2012-2013, relembrou os 74 anos da história do Conselho e a grandes conquistas para a classe contábil gaúcha. “Em 21 de agosto de 1981, foi inaugurada a sede da Baronesa do Gravataí, um grandioso acontecimento, com a presença de muitas autoridades. Era a primeira vez que os profissionais da contabilidade do Estado passavam a contar com uma sede com estrutura adequada às suas necessidades. 40 anos depois, a classe contábil gaúcha ganha um espaço moderno, bem equipado, uma sede belíssima. E isso é fruto do trabalho de muitos líderes que passaram por essa Casa. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, disse o presidente do CFC.

Ele parabenizou a presidente do CRCRS, Ana Tércia, pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e enalteceu todos os esforços da atual gestão do CRCRS na busca por uma nova sede, que encontrava-se provisoriamente em um prédio alugado desde 2016, quando um temporal se abateu sobre Porto Alegre destruindo o antigo local do CRCRS.

Em seu discurso, a presidente do CRCRS, Ana Tércia, ressaltou o orgulho que sente em participar da classe contábil há 30 anos e agradeceu o trabalho da sua equipe na concretização do sonho de uma nova sede.  “CRCRS, uma história contada com pessoas, protagonismo e patrimônio” foi o lema escolhido para esse evento. “Somos a Contabilidade, a ciência do patrimônio. Portanto, para nós, o patrimônio importa e muito. É a razão pela qual a nossa profissão existe. Mas, o que seria do patrimônio sem as pessoas? O patrimônio existe para e pelas pessoas. E eu não posso deixar de lembrar o protagonismo de todos aqueles que contribuíram para escrever a história do CRCRS. Sou muito grata”, ressaltou emocionada.

 O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, também presenteou a solenidade e referiu-se aos serviços prestados pelos profissionais da Contabilidade como “um sinal de excelência da capital” e reconheceu a essencialidade da profissão que não parou durante a pandemia. “O que seria da gestão pública e da gestão privada se não fosse a classe dos contadores e sua capacidade não só de enxergar os números, mas a inteligência para interpretá-los e, a partir deles, apontar caminhos?” perguntou o vice-prefeito, afirmando que a nova sede não só atende aos profissionais, como contribui para acolher as necessidades de toda a sociedade.

O diretor Executivo do CRCRS, Ricardo Vitória, falou sobre as seis sedes do CRCRS, em cujas estruturas físicas dirigentes, lideranças, parceiros e centenas de colaboradores compartilharam emoções e muitas conquistas para a classe, ao longo dos 74 anos da história do Conselho.

“Não foi fácil ser um dos primeiros a presenciar o ambiente de destruição e desordem que encontramos após o dia 29 de janeiro de 2016, data que a cidade de Porto Alegre foi abatida por um temporal que acabou com a nossa sede. Entretanto, o amor pela entidade foi determinante para que vencêssemos todas as adversidades e tomássemos medidas emergenciais para minorar os danos materiais causados à estrutura e estancar a perda de informações e documentos físicos”, contou.

Segundo ele, a nova sede traz uma nova cultura de economicidade, alinhada às necessidades atuais e futuras da classe contábil e da entidade.

O evento foi  hibrido e transmitido pela TV CRCRS no YouTube, que registrou o acesso virtual de mais de 700 pessoas.

Para rever a cerimônia, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.