Presidente do CFC prestigia evento que debateu a liderança feminina na Contabilidade

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) estreou, nesta terça-feira (15), a série de eventos mensais intitulada FBC Connect - Inspirando mentes, despertando potencialidades. A série, que aconteceu na modalidade híbrida, se propõe a debater temas voltados ao ecossistema contábil e a sua evolução.

A primeira edição foi prestigiada pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, que participou da abertura dos diálogos. Na oportunidade, Aécio expressou sua satisfação em acolher o primeiro evento do FBC Connect e ressaltou a importância dessa iniciativa, dado o atual período pandêmico.

“Falar em conexão nos remete à tecnologia e remete-nos às relações humanas num momento em que a gente precisa tanto disso. Neste momento em que estamos vivendo, a importância de termos reencontros é fundamental, com a volta dos nossos eventos, dos nossos grandes eventos presenciais que nos trazem profundos ensinamentos, mas que também nos trazem relações extremamente exitosas e que nos motiva a continuar lutando pelo engrandecimento da nossa classe”, afirmou.

O presidente Aécio também falou sobre a evolução feminina na contabilidade e como esse protagonismo tem modificado a classe. “Já discutimos muito a questão da inserção da mulher na classe contábil. Isso é o que ficou para trás. Hoje discutimos a liderança, o protagonismo feminino e os números mostram isso: 11 mulheres que presidem os CRCs. Temos aqui a primeira mulher a presidir o CFC, a Maria Clara, e a presidente Sandra, gestora da Fundação Brasileira de Contabilidade, elas são líderes”, ponderou.

Ao iniciar os trabalhos, a presidente da FBC, Sandra Santiago, expressou sua emoção, falando sobre os motivos que levaram à execução do projeto e sua gratidão pelo apoio recebido para o desenvolvimento da iniciativa. “Quero dizer que vocês são o principal motivo para a realização desse projeto. Agradeço ao Conselho Federal de Contabilidade pela importante parceria e apoio, representados aqui pelo presidente e amigo, Aécio Dantas, e de todos os parceiros envolvidos na realização dessa ação”, declarou a presidente.

Em seguida a palavra foi concedida à presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, que destacou o resgate das relações pessoais promovida pelo evento e sobre como isso fortalece a presença.

Ao se dirigir ao presidente do CFC, Maria Clara, relembrou os primórdios da participação feminina no CFC e como essa atuação cresceu ao longo dos tempos. De acordo com a presidente da Abracicon, as mulheres já representam 43% dos profissionais registrados, isto é, mais de 224 mil profissionais da contabilidade.

“Na década de 90, havia uma única mulher no CFC. Hoje já são 16 conselheiras nos representando. Éramos poucas, mas já imaginávamos que essa participação evoluiria. Atualmente, 11 mulheres presidem os Regionais. É sobre isso que falaremos aqui: liderança feminina forte e competente que está cada vez mais pujante na nossa profissão”, declarou.

“Na década de 90, havia uma única mulher no CFC. Hoje já são 16 conselheiras nos representando. Éramos poucas, mas já imaginávamos que essa participação evoluiria. Atualmente, 11 mulheres presidem os Regionais. É sobre isso que falaremos aqui: liderança feminina forte e competente que está cada vez mais pujante na nossa profissão”, declarou.

Maria Clara encerrou sua fala agradecendo a todos e em especial à presidente Sandra pela iniciativa. “Obrigada a você, Sandra! Todo nosso aplauso e gratidão por iniciar essa série de eventos enaltecendo e trazendo a mulher como ponto central para nossa discussão”, concluiu.

O evento contou ainda com a palestra de Aline Portela, que falou sobre a liderança feminina na contabilidade, seus desafios e sobre como superá-los.

As convidadas dessa edição foram Aline Portela, como palestrante, Márcia Alcazar, diretora de Desenvolvimento Operacional da FBC, como mediadora e as painelistas Sandra Santiago, presidente da FBC, e Maria Clara Bugarim, presidente da Abracicon. 

A íntegra do evento está disponível no canal da FBC, no Youtube.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.