Presidente do CFC participa do lançamento da Campanha Destina Sergipe 2023

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC com informações do Governo do Estado de Sergipe

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), Maria Salete Barreto Leite, participaram do lançamento da Campanha Destina Sergipe 2023. O objetivo é ampliar a divulgação da campanha instituída pelo Receita Federal do Brasil (RFB), de destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso. O evento aconteceu na manhã desta quarta (29/3), na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju/SE.

Ao realizar a declaração do IR, o contribuinte, pessoa física, pode destinar até 6% do valor do imposto que precisa pagar ou que tem a receber de restituição para alguns dos fundos estaduais de direito da criança e do adolescente, e do idoso. A doação não interfere na declaração e não muda o cálculo já gerado pelo sistema.

O presidente do CFC salientou, durante sua fala no evento, que os profissionais da contabilidade protagonizam esse momento do IR e que devem orientar os clientes a fazer a destinação e que essa ação além de não ter riscos beneficia uma parcela da população. "Já que é preciso pagar aquele imposto por que não aproveitar e destinar parte dele para uma causa tão nobre que é o Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo do idoso?", explicou.

Na oportunidade, Aécio evidenciou o programa CFC Voluntário, que já conta com a participação de mais de 10 mil profissionais da contabilidade. "Nós temos um programa, que é o CFC Voluntário, e o trabalho deste ano será focado no processo de destinação do imposto de renda, não apenas a campanha destinar, mas também queremos trabalhar a regularização dos fundos municipais e na realização de projetos, pois não adianta a destinação, nem o fundo estar apto a receber o recurso, se não existe projeto para a captação de recursos", contou.

Por fim, o presidente do CFC destacou que a intenção é que o Sistema CFC/CRCs possa realizar projetos que auxiliem na prestação de contas e que dessa forma as entidades não fiquem com pendências e possam continuar aptas a receberem esses recursos.

A campanha Destina Sergipe 2023 tem organização do Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.