Presidente do CFC participa de evento voltado para auditores

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, participou do painel de encerramento do Encontro com Auditores nesta quinta-feira (23). Na ocasião, o contador falou sobre o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. O evento é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) e da 5ª Seção Regional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), com o apoio institucional do CFC e do Ibracon Nacional.

Durante o painel, Aécio Dantas falou que o CFC tem um olhar especial para os auditores. O contador ressaltou a importância desses profissionais no processo de implementação dos valores ambientais, sociais e de governança (ASG). “São profissionais que geram confiabilidade e fidedignidade às informações contábeis e, em um momento tão especial em que vivemos todo esse contexto ESG [environmental, social, and governance], os auditores ainda têm uma relevância bem maior, na medida em que irão participar desse processo, gerando essa fidedignidade, essa confiança às informações e aos padrões que serão construídos a partir do board internacional, o ISSB [International Sustainability Standards Board]”, disse. O contador ainda destacou a importância desses profissionais no contexto do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), criado pelo CFC recentemente”, disse.

Outro assunto abordado pelo presidente do CFC foi o PEPC e a relação dos auditores com o programa. O contador informou que esses profissionais, após aprovação no Exame de Qualificação Técnica (EQT), são inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC. O profissional explicou que, uma vez inscritos nesse cadastro, os auditores precisam cumprir 40 pontos anuais para atender aos requisitos do PEPC. “Todos esses profissionais, uma vez que estão inseridos dentro desse cadastro específico de auditores, passam a ter a obrigatoriedade de cumprir horas de educação profissional continuada e isso é fundamental para que a gente possa realmente assegurar a qualidade dos serviços de uma atividade tão importante, não apenas para o nosso meio, mas para os diversos stakeholders, aqueles usuários das informações contábeis que se amparam, muitas vezes, naquela certificação que é dada pelos profissionais de auditoria”, explicou.

O painel ainda contou com a presença do presidente do CRCSP, José Aparecido Maion; do presidente do Ibracon Nacional, Valdir Coscodai; do presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon, Marco Antônio de Carvalho Fabbri; e do conselheiro e coordenador da Câmara de Educação Profissional do CRCSP, Wander Pinto.

O evento foi transmitido pelo canal do CRCSP no YouTube. Para acessar, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.