Presidente do CFC participa da XIV Convenção de Contabilidade de Goiás

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

Teve início nesta segunda-feira (7), a XIV Convenção de Contabilidade de Goiás, que acontece pela primeira vez em ambiente virtual. O evento, considerado o maior da classe contábil goiana, é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO). Nesta edição, o tema é: “A Contabilidade como ferramenta de reconstrução disruptiva de economia diante dos cenários adversos“.

Durante a solenidade de abertura, os convidados discutiram os impactos da pandemia de Covid-19 nas atividades econômicas. Na ocasião, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, destacou a essencialidade da profissão contábil em meio a essa crise de saúde pública. “Somente neste período, o poder público baixou mais de 3 mil normativos referentes a questões legais, tributárias, creditícias e trabalhistas. Os profissionais da contabilidade foram os grandes responsáveis por interpretar, analisar, discutir e aplicar a legislação. Certamente, sem a nossa ajuda, a crise teria sido muito maior para as organizações. Isso ficou tão claro que alguns estados publicaram decretos que nos reconheceram como um serviço essencial”, disse.

Breda acrescentou: “viabilizamos a maioria das operações de crédito destinadas pelo Governo federal por meio do Pronampe, e elaboramos mais de 15 milhões de acordos trabalhistas de redução ou suspensão da jornada de trabalho. Por isso, precisamos continuar a exercer a responsabilidade de fornecer conhecimento estratégico, operacional e, acima de tudo, integridade e transparência”.

Em um discurso emocionado, o presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, prestou homenagem a alguns colegas de trabalho vítimas da doença. “O ano foi bastante difícil para a classe, mas devemos seguir firmes. Sem a nossa atuação, o governo não poderia pagar o auxílio emergencial nem a antecipação do FGTS. Afinal, as informações que produzimos são mais do que necessárias para o funcionamento da economia”, afirmou.

A programação da XIV Convenção de Contabilidade de Goiás segue até o dia 9 de dezembro. No total, são 27 palestras gratuitas e on-line.Para mais informações, acesse: https://contadores.contaazul.com/xiv-convencao-de-contabilidade-de-goias

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.