Presidente do CFC participa da 7ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Cerca de 800 profissionais são esperados  na  7ª Edição da Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditora Independente, promovida pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), que acontece hoje (26) e amanhã (27), no teatro Bradesco, em São Paulo (SP).

De acordo com a organização da Conferência, os temas que serão abordados envolvem a atividade de auditoria independente e a atuação profissional. Renomados profissionais que atuam no segmento abordarão assuntos como “Experiências da aplicação prática do Novo Relatório do Auditor”, “A norma Noclar  – Resposta ao Descumprimento de Leis e Regulamentos”, “O Compliance Regulatório para Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP)”, “A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Ipsas)” e as “Atualidades das International Financial Reporting Standards (IFRS)”.

A programação trará, também, debates sobre o impacto dos avanços tecnológicos na atividade de auditoria independente. Segundo o presidente do Ibracon, Idésio Coelho, “serão apresentados aos participantes o cenário atual da auditoria, novidades em inteligência da informação e as principais tendências na era digital”.

Além do presidente do CFC, José Martonio, que irá compor a mesa de honra na solenidade de abertura, o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio Cunha, participará do painel “O Compliance Regulatório para Firmas de Auditoria de Pequeno e Médios Portes (FAPMP)”; Zulmir Ivânio Breda, vice-presidente Técnico do CFC, será o debatedor do painel “A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (IPSAS); e o vice-presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina, Luiz Fernando Nóbrega, participará como debatedor do painel “A norma Noclar – Resposta ao Descumprimento de Leis e Regulamentos”.

Além de representantes do Ibracon e do CFC, a Conferência deve ter a participação de debatedores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), do Banco Central do Brasil (BCB), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), do International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb), do International Accounting Standards Board (Iasb), do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba).

A Conferência contará com tradução simultânea e está credenciada no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC): QTG: 14 pontos; CMN: 10,5 pontos; Susep: 9,5 pontos; Prog: 9 pontos; e IBGC: 5 pontos. As inscrições para a 7ª Conferência estão abertas e podem ser efetuadas no endereço http://www.ibracon.com.br/conferencia.

Homenagem

Em 2001, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) constituiu, por meio da Portaria CFC n.º 28/2001, o Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade. Um dos membros desse comitê, o contador Clóvis Airton Madeira, contribuiu, nos últimos 15 anos, com o trabalho realizado pelo Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

O CFC concederá o Diploma de Honra ao Mérito Contábil ao contador, em reconhecimento à sua contribuição para o aprimoramento e engrandecimento do Sistema CFC/CRCs. A homenagem será realizada durante a 7º Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente.

A Revisão Externa de Qualidade, chamada de “Revisão pelos Pares”, é considerada um elemento essencial de garantia da qualidade dos serviços de auditoria independente no âmbito internacional e, por este motivo, foi instalado um Comitê Administrador específico.

O objetivo da revisão pelos pares é a avaliação dos procedimentos adotados pelo contador que atua como auditor independente e pela firma de auditoria, com o propósito de assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.