Presidente do CFC participa da 19ª Conescap e 27ª Convecon

Por Rafaella Feliciano
Com informações do CRCSP

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aecio Dantas, participou dos principais eventos da classe contábil paulista: a 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (CONESCAP) e a 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), que aconteceram de 14 a 18 de fevereiro.

Com o lema “Entender as mudanças, transformar as pessoas e adaptar os negócios”, os encontros contaram com três dias presenciais e dois virtuais.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, parabenizou o CRCSP e as entidades de classe envolvidas pela realização do evento híbrido que reuniu mais de duas mil pessoas presencialmente e 12 mil na modalidade on-line.

“A parceria para a realização conjunta da 19ª Conescap e da 27ª Convecon resultou em um grande fórum inovador e adequado ao desenvolvimento profissional e ao ambiente de negócios. Foi maravilhoso poder rever os amigos para discutir a inovação tecnológica e os novos desafios da profissão”, disse Aécio. Para ele, o evento também agregou modernidade tornando a classe contábil ainda mais engajada e disruptiva.

Aécio disse também que o evento tornou-se ainda mais significativo ao ser realizado em São Paulo, “no ano do centenário da Semana de Arte Moderna, que revolucionou a cultura brasileira”.

O presidente do CRCSP, gestão 2020-2021, presidente da Comissão da 27ª CONVECON e atual vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, lembrou que em 2020 o mundo parou, mas o desafio de realizar os dois eventos conjuntos marcou um momento de superação, “de materialização de um sonho, com 28 horas de palestras, duas mil pessoas participando presencialmente e mais de 12 mil participantes inscritos para a 27ª CONVECON, inteiramente online e gratuita”.

O presidente nacional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai, parabenizou as entidades envolvidas “pela programação rica, que ajudará a executar mudanças e a promover a transparência, a ética e a melhoria dos negócios no Brasil”.

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, disse que os contadores têm uma grande conexão com a entidade que preside porque “são esses profissionais que ajudaram a implantação da Lei da Micro e Pequena Empresa, que permitiu a criação de 7,5 milhões de pequenas empresas e 13 milhões de microempreendedores”.

O presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior, contou que a última CONESCAP em São Paulo foi realizada em 1998 e que o evento trouxe para a sociedade o debate necessário para falar das mudanças e do aprofundamento da evolução pela qual passa a Contabilidade. “Aproveitamos para refletir sobre o nosso lema: ‘Entender as mudanças, transformar as pessoas e adaptar os negócios’. Não poderia existir um momento mais propício para o debate, afirmou.

A 19ª CONESCAP foi organizada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

Já a 27ª CONVECON foi realizada pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) - 5ª Seção Regional e Academia Paulista de Contabilidade (APC).

Homenagens

A Fenacon prestou uma homenagem ao assessor Especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, entregando-lhe a comenda Mérito Empresário de Serviços Brasil. A homenagem é feita com o objetivo de reconhecer em nível nacional empresários que prestaram relevantes serviços às categorias representadas pela Fenacon e à sociedade.

Afif Domingos agradeceu a homenagem: “Fico honrado ao ter meu trabalho pelas micro e pequenas empresas reconhecido pelos contadores, que são os agentes do desenvolvimento dos micro e pequenos empresários”. Ele disse também que a homenagem serviu para energizá-lo e que deseja que “juntos, vamos para novas conquistas”.

Oferecida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, a Medalha Professor Hilário Franco foi recebida pela presidente nacional da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco.

Destinada a agraciar o profissional da contabilidade que se destacou na doutrina e pesquisa da ciência contábil ou que tenha defendido, com distinção, dissertação de mestrado ou tese de doutorado em instituições de pesquisa ou na área do ensino contábil ou com autoria de obras literárias na esfera da Contabilidade, a Medalha Hilário Franco foi entregue a Marta pelo presidente do CRCSP, José Aparecido Maion.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.