Presidente do CFC fala sobre o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, é também presidente da Comissão Organizadora do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que será realizado de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE). Esta edição do Congresso vai ocorrer no Centro de Eventos do Ceará – o maior da América Latina – e irá receber o público recorde de oito mil participantes.

As inscrições para o 20º CBC começaram no dia 5 de maio deste ano e, em menos de quatro meses, já se esgotou o primeiro lote disponível, com duas mil vagas. No fim do mês de agosto, o segundo lote de inscrições, com cinco mil vagas, já começou a ser vendido. O terceiro lote, quando for aberto, disponibilizará mil vagas.

Na entrevista a seguir, Martonio Coelho fala sobre os preparativos da 20ª edição do CBC, evento que promete trazer, à história dos Congressos Brasileiros de Contabilidade, uma nova dimensão.

1)      O sr. era o presidente do CFC em 2004, quando foi realizado o 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Santos (SP). Três edições depois, o sr. está novamente à frente da organização do CBC. Quais são as principais mudanças no evento que o sr. destaca?

Martonio Coelho – As mudanças que estão sendo necessárias nesta 20ª edição do Congresso, na verdade, fazem parte de uma evolução que vem sendo verificada na Contabilidade como um todo. Nas últimas décadas, a profissão vem passando por um processo de modernização, que vai da atualização normativa à ampliação do mercado de trabalho. Para acompanhar essa forte movimentação na área, o CFC está montando a programação do 20º Congresso Brasileiro com base nos temas de maior relevância, atualmente, para a Ciência Contábil. Também, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) – entidades parceiras na organização do 20º CBC – estamos buscando palestrantes técnicos da maior grandeza, seja em âmbito nacional ou internacional. Além disso, vamos oferecer aos participantes do evento palestras sobre temas de interesse geral, como meio ambiente, economia ou tecnologia, para que o conteúdo técnico seja complementado com a necessária visão holística da atualidade.

2)      A edição anterior do Congresso – 19º CBC – foi realizada em Belém (PA), em 2012, e contou com seis mil participantes. Para o evento de 2016, em Fortaleza, estão sendo oferecidas oito mil vagas. Por que o CFC decidiu ampliar a capacidade do Congresso?

Martonio Coelho – Os Conselhos de Contabilidade possuem hoje mais de 500 mil profissionais registrados em atividade no Brasil. Ao ampliarmos as vagas para o 20º CBC, estamos oferecendo opção de atualização a um número maior de profissionais e estudantes de Ciências Contábeis.

É importante ressaltar que, no 20º CBC, teremos plenas condições de receber esse número recorde de participantes, uma vez que o Centro de Eventos do Ceará é o maior da América Latina e tem capacidade para acomodar adequadamente esse público esperado.

O CFC e as entidades parceiras estão se esforçando, ao máximo, na organização do evento, para que os oito mil participantes possam deixar Fortaleza, após o 20º CBC, com a sensação de que as suas expectativas foram superadas.

3)      Ainda falta mais de um ano para o 20º CBC e já se esgotou o primeiro lote de inscrições. Neste início de setembro, há cerca de 2.200 inscritos. Qual a expectativa do sr. quanto às inscrições para o Congresso de 2016?

Martonio Coelho – As minhas expectativas são as melhores possíveis. Lembro que, quando da organização do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em 2012, encerramos as seis mil inscrições cerca de seis meses antes da data do evento.

Para esta 20ª edição, pelo ritmo de inscrições que estamos recebendo, acredito que iremos encerrar as oito mil vagas nos primeiros meses de 2016.

Por isso, recomendo aos meus colegas profissionais da contabilidade que consultem o site do evento – https://cbc.cfc.org.br/ –, conheçam os valores e as condições de parcelamento e façam suas inscrições para garantir a participação no 20º CBC. Será um Congresso Brasileiro de Contabilidade imperdível e memorável!

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.