Presidente Aécio Dantas participa da abertura do Câmara Técnica Debate do CRCSC

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou, na manhã desta terça-feira (6), da cerimônia de abertura do evento realizado pelo Conselho Regional de Santa Catarina (CRCSC), “Câmara Técnica Debate – Profissão Contábil: formação, atualização constante e perspectivas de atuação”.

O encontro virtual contou com a moderação do vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, e faz parte do projeto Mês do Contador – iniciativa que, durante todo o mês de setembro, receberá os profissionais da contabilidade para uma intensa agenda de palestras, a fim de proporcionar aprimoramento técnico e científico aos participantes.

Na ocasião, Aécio Dantas expressou a importância do evento, principalmente no mês em que se comemora o Dia do Contador, e neste momento pós-pandemia, que suscita novas perspectivas e desafios profissionais. O presidente destacou como as tecnologias estão influenciando novas habilidades e formas de enxergar a profissão na sua multiplicidade, ao levantar pautas de suma importância atual, como a sustentabilidade e a governança.

"Não tenho dúvida alguma de que estamos vivendo um momento especial na nossa profissão. Sabemos que a tecnologia nunca irá substituir a nossa capacidade de analisar dados e de sermos consultores dos nossos clientes, mas precisamos estar preparados", ponderou, ao tratar de iniciativas que proporcionam atualização profissional. "Eventos como este e programas de educação continuada em geral contribuem para a formação de inúmeros profissionais. Volto a dizer: tudo o que é feito hoje no Sistema CFC/CRCs é pensado para os profissionais que estão atuando no mercado de trabalho", destacou.

O presidente também falou um pouco sobre as tratativas para a reestruturação das diretrizes curriculares nacionais. A intenção é que o ensino contábil esteja em sintonia com as propostas tecnológicas atuais e esperadas no mercado de trabalho. "Recentemente tivemos o privilégio de entregar uma proposta de reformulação que não é apenas do CFC nem dos CRCs, mas uma proposta discutida a várias mãos. Levamos esta demanda às instituições de ensino superior, acadêmicos e profissionais, e recebemos inúmeras manifestações por meio da plataforma do Governo Federal e de audiências públicas. Enfim, um estudo profundo, que foi feito em busca dessa reestruturação das diretrizes, pensando, justamente, na formação de profissionais mais adaptados às demandas do mercado de trabalho", relatou.

Na oportunidade, a presidente do CRCSC, Marisa Morais, ressaltou a importância de todas as palestras que serão ministradas no decorrer do mês. "Quero agradecer a todos os convidados e a todos os participantes que estão nos acompanhando nas diferentes frentes para que esses debates sejam realizados", reiterou.

Por fim, Aécio Dantas defendeu que o futuro da contabilidade já chegou e que a era da sociedade da informação necessita de profissionais das ciências contábeis cada vez mais conectados à ciência da informação. “É preciso que tenhamos tempo para discutir assuntos diversos, que vão além do nosso dia a dia. É preciso ponderar os cenários que estamos vivendo, as habilidades multidisciplinares que hoje são necessárias para todos os profissionais da contabilidade exercerem a sua profissão e ocuparem o protagonismo que tanto se espera da classe”, finalizou. Após o pronunciamento do presidente do CFC, o professor universitário José Antônio de França seguiu com os trabalhos do seminário.

Para acompanhar e saber mais sobre este encontro, acesse aqui e assista na íntegra.



A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.