Posse da nova Diretoria do CRCSC é prestigiada por lideranças contábeis e autoridades

Por Assessoria de Imprensa – CRCSC

Na noite de sexta-feira (26/2) ocorreu a solenidade de posse da nova Diretoria do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), sob a presidência de Marcello Seemann, na sede da entidade, em Florianópolis. Várias autoridades estiveram presentes, entre lideranças contábeis e representantes de órgãos públicos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Luiz Roberto Herbst,  o  senador Paulo Bauer e o prefeito da Capital, Cesar Souza Júnior prestigiaram o evento.

mesa1-1024x677

O presidente  do CFC, José Martonio Alves Coelho, e da Fenacon, Mario Berti, vieram para Santa Catarina para poder acompanhar a posse, assim como o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Carneiro, da Fecontesc, Tadeu Oneda, e do Sescon SC, Eugênio Vicenzi.

Foi feita a posse dos novos conselheiros eleitos em novembro do ano passado, com entrega de certificados, e depois a posse da nova Diretoria, eleita no dia 6 de janeiro.  O novo presidente do CRCSC, Marcello Seemann, recebeu o certificado das mãos do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martônio Alves Coelho.

Marcelo-Seeman-1024x677

Marcelo Seemann, presidente do CRCSC, em discurso durante a solenidade de posse

No discurso de posse, Marcello ressaltou a importância de ouvir as demandas dos colegas em todo o Estado. Em outro ponto, disse que a união das entidades contábeis é que faz a diferença na valorização da profissão e vai intensificar as parcerias na área de capacitação para ampliar ainda mais os bons resultados do Programa de Educação Continuada (PEC).

Em relação ao papel do Conselho, que é defender a sociedade, Marcello destacou que é preciso ensinar a ler balanços para garantir o exercício da cidadania e a transparência das contas públicas, por exemplo.

“A atual Diretoria já vem atuando com algumas inovações e em breve teremos o lançamento de novos projetos, como o curso “Contabilizando na prática” e a reformulação do CRC Participativo que leva a entidade para todas as regiões, entre outras iniciativas”, disse ele sobre o planejamento para a gestão.

HOMENAGEM - Entre alguns dos momentos especiais da solenidade de posse, ocorreu a homenagem ao ex-presidente do CRCSC Adilson Cordeiro. Um vídeo com depoimentos de familiares, amigos e colaboradores foi transmitido no auditório, deixando surpreso o contador, que em seu discurso agradeceu as parcerias e todos os colaboradores do CRCSC. “Presidente é só um, mas as pessoas que estão ao nosso redor fazem toda a diferença para o sucesso”, agradeceu o Adilson, que também fez um breve relato das suas ações. “Lancamos em nossa gestão o programa Contabilizando com o IFRS e SPED, projeto que formou 35 turmas com mais 1300 participantes de todas as regiões do Estado˜, destacou. No final da sua fala, Adilson frisou que os conselheiros são as peças fundamentais do CRCSC nas suas respectivas regiões e que continuem buscando entender as necessidades dos profissionais, propondo ideias e sugestões para fortalecer a categoria.

Adilson_Marcelo-1024x677

Diversas entidades contábeis nacionais e estaduais também prestigiaram a posse.  O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Elmir Berti, disse que a entidade está empenhada em contribuir para o desenvolvimento profissional. “Criamos um trabalho técnico para as demandas importantes, e estamos firmando parcerias para trazer melhor conforto e benefícios para a classe contábil”, ressaltou Berti, que desejou muito sucesso à nova gestão de Marcello Seemann. “É momento de despedida e de novos desafios, mas só temos motivos para comemorar com o trabalho desenvolvido pelo CRCSC até hoje”, concluiu.

Em seu discurso, o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) recordou a trajetória de 20 anos do CRCSC, destacando líderes que mudaram a história da contabilidade do Estado. “Todos que fizeram parte da história do CRCSC tiveram a oportunidade de aprender muito, e isso fez com que o Conselho se tornasse mais forte. Eu acredito na nova gestão presidida pelo Marcello Seemann, pois ele participou da história e compartilhou desse progresso conosco”, destacou. “Ouso dizer que o CRCSC deixou ser só dos profissionais da Contabilidade, e passou a ser importante para diversas áreas de atuação no Estado. Nosso Conselho tem espírito de engajamento, é responsável e inovador”, finalizou Juarez.

Ao abordar a importância dos contadores na gestão pública, o prefeito da Capital Cesar Souza Júnior destacou que Florianópolis tem valorizado cada vez mais a contabilidade interna, “pois sem isso não temos eficiência, ainda mais em tempos de crise. Quando há muitos recursos parece ser mais fácil contabilizar”. Ele falou também que o grande desafio de todos tem sido o combate à chaga da corrupção, um trabalho que deve ser  conjunto pois não é o governo que vai resolver todos os problemas sozinho. “A classe contábil catarinense é um exemplo de organização e qualificação. A Prefeitura está à disposição de todos os contadores para aprimorar os processos”, concluiu ele.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econônico e Sustentável, Carlos Chiodini,  representou o governador Raimundo Colombo e afirmou que muito do que estamos vivendo em todo o país é uma crise de credibilidade que cresceu e a sociedade precisa reverter. “Os investimentos precisam continuar sendo feitos e as empresas precisam ser motivadas a expandir, por isso o grupo do SC Bem Mais Simples, do qual o CRCSC faz parte, é tão importante. Estamos melhorando os processos, agilizando a abertura de empresas e buscando soluções que desonerem a produção”, lembrou Chiodini, que parabenizou a gestão anterior e desejou sucesso à nova Diretoria.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi o último a falar e fez questão de ressaltar a presença de outros seis conselheiros federais, entre eles o catarinense Sergio Faraco, que assumiu a vice-presidência de Administração e Finanças, além da presença de presidentes e vice-presidentes de diversos conselhos regionais que prestigiaram a solenidade.

Ele deu um recado a todos os profissionais, para que o foco do trabalho seja a excelência sempre, com modernidade e ênfase na educação continuada. “Também vamos unir esforços para esse flagelo que tem sido o combate à corrupção. Sempre iremos nos deparar com obstáculos e é preciso superá-los. Por isso, o CFC atua para promover a integração e a proteção à sociedade”, afirmou.

Posse dos novos conselheiros

Durante a solenidade foram empossados os novos conselheiros que terão mandato até 2019. São eles:  Adriano Souza Pereira, Claudio Márcio de Souza, Roni Luiz Dal Magro, Lecir dos Passos Ghisi, Irineu Moreira, Roberto Aurélio Merlo, Gelson Luiz Dal Ri, Jorge Luiz Dresch, Raquel de Cássia Souto, Rúbia Albers Magalhães, Rudinei Almeida dos Santos, Marcos Alexandre Emilio, Emanuela de Melo, Sérgio da Silva. Para um mandato complementar até 2017 foram empossados: Humberto Costa Dutra, Luiz Ricardo Espíndola, Isaura Jung da Silva, Marlise Alves Silva Teixeira e Ranieri Angiolete.

O novo Conselho Diretor é formado pelo vice-presidente de Administração e Finanças;  José Mateus Hoffmann, vice-presidente de Fiscalização; Raquel de Cássia Souto, vice-presidente de Registro; Adilson Bachtold, vice-presidente de Controle Interno; Adilson Pagani Ramos, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; Michele Patricia Roncalio, vice-presidente da Câmara Técnica; Lecir dos Passos Ghisi, vice-presidente de Relações Institucionais; e Cassiano Bambinetti, Representante dos Técnicos em Contabilidade.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.