Porto de Galinhas é palco para o lançamento do XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

A equidade de gênero caminha a trilha da realidade na classe contábil. As mulheres já somam 42% dos profissionais do País e os números não param de crescer. Para consagrar a história do empoderamento feminino na classe contábil, o Conselho Federal de Contabilidade realizará, em 2019, o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista.

O lançamento do encontro foi promovido, nesta sexta-feira (19), em Porto de Galinhas (PE), conhecida como a cidade do Sol, que sediará o evento no ano que vem. Ao som da Orquestra Matéria Prima, integrantes do Sistema CFC/CRCs foram recebidos para a solenidade que exaltou a diversidade cultural, marco do estado de Pernambuco.

“Todos nós somos beneficiados com a igualdade de gênero, seja no âmbito social, político ou econômico. É uma questão de direitos humanos, de respeito aos valores do Estado Democrático de Direito”, afirmou o presidente Zulmir Breda.

Em seu discurso, ele ressaltou o crescimento da participação da mulher na classe contábil e a presença delas no Sistema CFC/CRCs. “Da década de 50 para cá, elas deram um grande salto na contabilidade. Na época, as mulheres representavam apenas 1,3% da classe contábil. Hoje, já somam 43%. Quando elas têm poder, toda a sociedade é beneficiada”, disse.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), José Campos, o estado pernambucano assume uma grande responsabilidade ao sediar o encontro. “Vamos surpreender o Brasil realizando um evento que congregará toda a categoria contábil do Brasil, fomentando a integração dos profissionais da área e, ao mesmo tempo, reforçando a importância do papel da mulher em nossa caminhada”, disse.

Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), lembrou que as mulheres, no Sistema CFC/CRCs, tiveram uma luta expressiva para alcançar espaços de liderança em cargos majoritários e que,a ideia, agora, é trabalhar pela capacitação das profissionais para que elas possam atuar, cada vez mais, na construção de um País mais igualitário e sustentável.

“Grande parte das conquistas das mulheres na área contábil se deve ao legado do projeto Mulher Contabilista, criado há quase 30 anos, que impulsionou a participação feminina em espaços, até então, predominantemente masculinos”. Nesse sentido, Maria Clara explicou a importância do Encontro da Mulher Contabilista que contou com a sua primeira edição em 1991, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), passando por Salvador (BA) (1992), Maceió (AL) (1999), Belo Horizonte (MG) (2003), Aracaju (SE) (2005), Florianópolis (SC) (2007), Vitória (ES) (2009), Caldas Novas (GO) (2011), Santos (SP) (2013) e Foz do Iguaçu (PR) (2015).

No entanto, Maria Clara acredita que o caminho ainda é longo para a igualdade entre homens e mulheres. Porém, lembra que o empoderamento feminino está a todo vapor. “Nossa meta é nos fortalecermos coletivamente, multiplicarmos nossas competências, valorizarmos os nossos serviços e aumentarmos a nossa credibilidade perante a sociedade, como construtoras de uma pátria mais justa e igualitária”, concluiu.

Conhecida por sua determinação e por quebrar paradigmas, Bugarim desde muito cedo vem ocupando posições de destaque nas áreas governamental, acadêmica e nas entidades de classe, assumindo com brilhantismo cargos até então nunca ocupados por mulheres. Com uma vida profissional marcada pela arrojada atuação nas entidades de classe, presidiu por duas gestões o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998 a 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (2002 a 2005) e o Conselho Federal de Contabilidade (2006 a 2009), além de ser a única mulher a ser condecora com a Medalha Mérito Contábil João Lyra.

A nova presidente da Comissão Nacional da Mulher Contabilista, a conselheira do CFC Nilva Amália Pasetto, fez uma cronologia da luta pela paridade de gênero e apresentou as representantes dos conselhos estaduais. Ela falou sobre o objetivo do encontro e explicou sobre o novo formato do evento que pretende incentivar a participação feminina no empreendedorismo, promovendo, principalmente, a educação profissional continuada dos profissionais da contabilidade. “Embora se perceba um avanço da participação da mulher nos cargos de liderança, há, ainda, um longo caminho a ser percorrido. Nós podemos mais”, concluiu Nilva.

Também participaram da cerimônia de abertura a diretora de Operações da Fundação Brasileira de Contabilidade, Sandra Elvira Gomes Santiago, representando o Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira; e o contador Francisco de Assis Galvão Barreto Pinho, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul.

Apresentações culturais

E não poderia faltar o frevo! O encerramento da solenidade do lançamento do XII ENMC foi brindado por diversos quadros culturais da dupla Mateus e Catirina. Eles trouxeram ao palco apresentações que demonstram a força da cultura popular, valorizando diversas manifestações populares de Pernambuco, como o maracatu, bumba meu boi, cavalo marinho, entre outros.
Já a música esteve à cargo da orquestra Matéria Prima, fechando com chave de ouro o lançamento do encontro que promete ser um dos principais destaques do mundo contábil em 2019.

E as inscrições já estão abertas. Garanta já a sua vaga! Programação e Inscrições: enmc.cfc.org.br

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.