Plano Estratégico da IFAC em debate

Vice-presidente Técnico do CFC participa de reuniões do board e do comitê de auditoria da entidade

Por Andréa Rosa
Comunicação do CFC

O contador Idésio Coelho Jr, vice-presidente Técnico do CFC, participou no último dia 6 de setembro, em Nova Iorque (EUA), de reunião do board da International Federation of Accountants (IFAC), ocasião em que foi discutido o plano estratégico da entidade para os próximos dois anos, seu orçamento e a atualização sobre o desenvolvimento das normas técnicas de contabilidade aplicadas ao setor público, de auditoria, de padrões éticos e de Educação, além dos planos futuros aplicáveis aos boards do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), do  International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) e do International Accounting Education Standards Board (IAESB).

“Temas regulatórios vinculados ao desenvolvimento do processo de monitoramento da profissão contábil foram abordados pelo contador chefe da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Wesley Bricker”, afirmou Idésio Coelho. Também se discutiu o desenvolvimento da profissão aplicável aos profissionais da contabilidade que atuam em escritórios de contabilidade e abordagens acerca da inteligência artificial. O vice-presidente Técnico do CFC informou que outros assuntos vinculados com a governança da IFAC também foram objeto da pauta.

Board members da IFAC

Durante a reunião foi apresentada uma atualização sobre o Congresso Mundial de Contadores, organizado pela IFAC com o apoio das entidades profissionais da Austrália e Nova Zelândia, que acontecerá de 5 a 8 de novembro de 2018, em Sidney, Austrália. A cidade australiana também sediará, no dia 1º. de novembro, a assembleia mundial da IFAC, que contará com a presença de mais de 150 organizações contábeis membros da Federação.

Coelho também participou da reunião do Comitê de Auditoria da IFAC, no dia 5 de setembro, oportunidade em que foram discutidos assuntos vinculados à estrutura de controle interno e demonstrações contábeis auditadas anualmente.

Universidade de Rutgers

Aproveitando a oportunidade, o vice-presidente Técnico do CFC visitou a Universidade de Rutgers, em New Jersey, com o objetivo de dar continuidade ao debate de temas vinculados ao desenvolvimento da tecnologia para profissão contábil, iniciados no primeiro semestre, quando da visita do professor Miklos A. Vasarhelyi ao Conselho Federal de Contabilidade.

Participantes da reunião na Rutgers University (EUA)

Presentes nessa visita a contadora Monica Foerster, do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o auditor Alison de Oliveira Barcelos, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Maria Helena Petterson, assessora sênior do board do CAR Lab e responsável por pesquisas. O CAR Lab é o laboratório responsável por pesquisas de inovação na área de auditoria da Universidade de Rutgers. Idésio Coelho Jr. esteve reunido com representante da empresa Volcker Alliance – que trabalha na busca de uma gestão pública (governamental) mais eficiente. “O objetivo desse encontro foi estreitar o relacionamento na busca de projetos com o mesmo escopo no Brasil, a serem conduzidos por entidades representantes da sociedade civil brasileira”, afirmou.