Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
O contador brasileiro Amaro Luiz de Oliveira Gomes foi eleito membro do International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb). A nova diretoria é composta de seis profissionais, que terão mandato de três anos, a partir de 1º de janeiro de 2025. A informação foi divulgada na última terça-feira (19), pelo Public Interest Oversight Board (PIOB).
Amaro Gomes é membro do Comitê de Auditoria do Banco Bradesco e ex-membro do International Accounting Standards Board (Iasb), órgão que estabelece as International Financial Reporting Standards (IFRS). Com a presença de Gomes no Iasb, a América Latina ganhou participação mais efetiva no desenvolvimento dos projetos de normas contábeis.
De acordo com o contador, os principais desafios no novo cargo serão relacionados a aspectos como o uso de novas tecnologias; auditoria de informações relacionadas à sustentabilidade; agilidade no desenvolvimento de pronunciamentos técnicos; e aprimoramento das relações interpessoais para que os interessados participem mais ativamente do processo de implementação dos pronunciamentos do Iaasb.
“Esta é uma possibilidade de continuar contribuindo para o aprimoramento técnico de atividades relacionadas à nossa profissão e para posicionar o Brasil entre as jurisdições que têm sua visão e suas expectativas apreciadas no momento oportuno”, disse.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) reconhece a contribuição de Amaro Gomes para o desenvolvimento e crescimento da profissão contábil, ao desempenhar importante papel na adoção das IFRS no Brasil. Sua nomeação reflete a responsabilidade do Iaasb em ter, em sua composição, profissionais experientes na profissão, que possam enfrentar os desafios globais, além de reforçar a relevância do Brasil em âmbito internacional.
“Tendo em vista o estágio de desenvolvimento da profissão e do mercado brasileiro, entendo de extrema relevância a participação em fóruns internacionais, em que temos a oportunidade de compartilhar nossa experiência e propostas para o aprimoramento das normas de auditoria e asseguramento, que são objeto da missão do Iaasb”, concluiu Amaro Gomes.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.