Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, entre os meses de novembro e dezembro de 2024, pesquisas para entender as expectativas dos profissionais da área e como a sociedade avalia a contabilidade. Por meio de questionários online, contadores puderam avaliar os serviços do CFC, enquanto a sociedade expressou sua percepção sobre o trabalho e a importância dos profissionais contábeis para o desenvolvimento do país.
A exemplo dos anos anteriores, os questionários foram produzidos para colher respostas rápidas e focadas. O dos profissionais teve o intuito de explorar a imagem institucional, educação continuada e publicações do CFC. As perguntas trouxeram como opções de respostas as alternativas “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “desconheço”. Já o da sociedade teve o objetivo de investigar o conhecimento sobre as funções do contador, a qualidade dos serviços, a relevância da profissão, a imagem perante a sociedade e o reconhecimento em comparação com outras áreas.
Segundo relatório do CFC, todos os resultados superaram a meta estabelecida de 70% de satisfação. A pesquisa de avaliação da profissão contábil perante a sociedade obteve 688 respostas, sendo a grande maioria com atuação principal na área privada (76,3%), e atingiu um índice de satisfação geral de 81,88%. Já a pesquisa de satisfação em relação ao Sistema CFC/CRCs obteve 8.573 respostas e atingiu um índice de 74,24%.
A pesquisa de satisfação dos CRCs em Relação ao CFC registrou 481 respostas, sendo a grande maioria funcionários dos CRCs (65%), e atingiu o índice de 77,59%. Por fim, a pesquisa de satisfação dos Colaboradores somou 94 respostas e atingiu 73,92%.
Essa iniciativa do CFC também visa fortalecer o valor da profissão perante a sociedade, alinhando-se aos objetivos estratégicos do Sistema CFC/CRCs. A Lei nº 13.460/2017 (regulamentando o art. 37, § 3º, inciso I, da Constituição Federal de 1988) dispôs sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública e estabeleceu um conjunto de ações para o alinhamento da prestação dos serviços às efetivas necessidades da sociedade.
Confira os relatórios das últimas edições das pesquisas de satisfação:
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