PEPC: serviço de consulta a cursos e capacitadoras credenciados volta a funcionar

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

A lista de cursos e instituições capacitadoras credenciadas no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) já está disponível para consulta pública. O sistema Web EPC, que é utilizado para gerir o serviço, estava inoperante desde o dia 13 de maio de 2020, quando o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi alvo de um ataque cibernético promovido por hackers.

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, contador Aécio Prado Dantas Júnior, outras funcionalidades do portal ficaram indisponíveis, mas, gradualmente, estão voltando a operar. Devido ao crime cibernético, muitas atividades tiveram suas evidências documentais perdidas e precisaram ser recuperadas junto aos profissionais e capacitadoras. Por esse motivo, o prazo de prestação de contas foi prorrogado. Veja o que mudou:

AtividadePrazo definido em normanovo prazo
Prestação de contas, pelos profissionais, no sistema31/01/202131/03/2021
Limite para o envio, no sistema, das informações pelas capacitadoras15/01/202127/02/2021

Além disso, em maio do ano passado, a pontuação mínima no PEPC para o exercício de 2020 passou de 40 para 20 pontos, sendo 8 destes com a aquisição de conhecimento. A medida, regulamentada pela Deliberação CFC n.º 55,  foi tomada em decorrência do novo coronavírus.

Sobre o EPC

Educação Profissional Continuada (EPC) é um programa que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade, como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil. São consideradas capacitadoras as entidades credenciadas em Conselho Regional de Contabilidade que promovam atividades de Educação Profissional Continuada consoante as diretivas da Norma Brasileira de Contabilidade Profissional Geral (NBC PG) 12.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Clique aqui e saiba quais são as entidades capacitadoras credenciadas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.