PEPC: profissionais têm até o dia 31 de janeiro para prestarem contas

Por Luciana Costa
Comunicação CFC

Os profissionais de contabilidade que atuam no mercado de trabalho como auditores independentes, responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas reguladas e/ou supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e ainda os peritos contábeis registrados no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para prestarem contas da respectiva pontuação obtida no programa.

De acordo com a NBC PG 12 (R4), que estabelece diretrizes e regulamenta o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), os profissionais devem adquirir, até o dia 31 de dezembro de 2024, o mínimo de 40 pontos de EPC por ano-calendário, sendo 12 pontos relacionados às atividades aquisição de conhecimento.

A prestação de contas deve ser feita pelo Sistema Web EPC, disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pelo endereço eletrônico epc.cfc.org.br. Ao acessar a plataforma, o profissional deve efetuar o login – com CPF e senha de acesso –, cadastrar as atividades e enviar a prestação de contas. A senha é a mesma utilizada para outros sistemas, como Decore e Coaf.

Passo a passo

  • Acesse o endereço eletrônico:epc.cfc.org.bre faça o login com o seu CPF e senha deacesso. Orientamos não utilizar certificado digital.
  • Após o login, o sistema apresentará o nome do usuário no canto superior direito da tela inicial; confira se os dados estão corretos.
  • No menu à esquerda da tela, o profissional terá as seguintes opções: "minhas atividades" e "prestação de contas".

É possível visualizar os submenus, ao clicar em "minhas atividades", e cadastrar atividades realizadas durante o exercício que se pretende prestar contas. Os profissionais podem cadastrar as atividades de docência, orientação e banca, comissões técnicas, cursos no exterior, produção intelectual e disciplinas concluídas nos cursos de graduação e pós-graduação.

  • Para cadastrar a atividade, clique no menu correspondente e, ao abrir a tela, clique no botão "adicionar". Preencha corretamente as informações solicitadas e clique no botão "salvar". O sistema apresentará uma mensagem automática indicando que o registro foi salvo com sucesso.

Essa ação poderá ser feita para todas as atividades que deseja cadastrar. Além disso, o profissional poderá editar, excluir e visualizar as informações preenchidas, mesmo após o salvamento.

  • Observe que o sistema apresenta uma tela contendo o exercício da prestação de contas e a situação de "iniciado". Você deverá selecionar o registro que indica o exercício da prestação de contas e clicar no botão “editar”, localizado no menu ao lado direito da tela.
  • Em seguida, o sistema apresenta uma tela com duas abas. A primeira aba apresenta os seus dados pessoais. Confira as informações, preencha o campo da função exercida e clique no botão "avançar" e em seguida “salvar”.
  • A segunda aba apresentará as atividades que compõem a prestação de contas.
  • Para finalizar, selecione o exercício da prestação de contas e clique no botão “Enviar”. Essa ação é de extrema importância para que a prestação de contas possa ser gravada na base de dados.

O Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC visa contribuir para a expansão e atualização do conhecimento de todos os profissionais – que, além de preparados, também garantem o cumprimento da qualificação técnica que o mercado de trabalho exige.

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