ENMC: Participantes do ENMC foram recepcionados pelo som da natureza, através do grupo Gaponga

Por Natália Farias  
CRCPE

A abertura do Encontro Nacional da Mulher Contabilista, na noite desta quarta-feira (20), contou com um recital poético e musical realizado pelo grupo Gaponga, que trouxe, através dos Bioinstrumentos Amazônicos, uma imersão cultural, mostrando toda a alegria e sonoridade dos sons da floresta.

Formado há 15 anos, o grupo foi idealizado pelo poeta Celso Braga e pelo percussionista João Paulo. Sofia Amoedo e o violonista Neil Armstrong completam o quarteto, que cria instrumentos musicais com elementos da natureza, como madeira de árvore nativas, sementes, entre outros.

Durante uma hora de apresentação, os participantes acompanharam um momento místico, que, além de reverenciar a natureza, trouxe um apelo especial para ratificar a importância do cuidado com a terra e as nascentes de água doce. Em um trecho apresentado, Sofia Amoedo cantou, com voz pujante, "se nós cuidarmos da terra, a terra cuida de nós".

Entre os muitos instrumentos apresentados pelo poeta, o pandeiro feito com talas de arumã foi apresentado como referência para desejar boa sorte ao Encontro. As frágeis talas, quando se juntam, formam um elo firme. “Que este sentimento de união seja referência durante todo o Encontro”, foram os votos de Celso Braga.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.