Palestra do Conexão Contábil apresenta os desafios dos criptoativos e do metaverso para a Contabilidade

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

Um tema em alta no século XXI foi o assunto de uma das palestras do Conexão Contábil Sudeste, na manhã do dia 28 de julho: criptoativos e metaverso. O evento acontece nos dias 27 e 28 de julho, em Vitória (ES). Os participantes também podem acompanhar a programação a distância, por meio da plataforma Zoom, para inscritos, ou pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube.

A sócia-diretora de Innovation & Digital Transformation da KPMG no Brasil, Thammy Marcato, foi a palestrante convidada para falar do assunto. O presidente do CFC, Aécio Dantas, foi o moderador do bate-papo.

Marcato iniciou a sua apresentação explicando o porquê de se entender e falar sobre o metaverso e expôs ao público o grande montante de capital que vem sendo investido nesse “mundo virtual”, que precisará ser contabilizado. A palestrante ainda pontuou que já há uma migração de pessoas para esse espaço digital e que existem projeções do tempo que as pessoas passarão no local diariamente. “A imersão em mundos digitais para interações sociais ou mercadológicas já está acontecendo. Então, isso não deveria assustar ninguém, consequentemente, se isso não deveria assustar ninguém, é só mais um ponto para falar que isso já está acontecendo. Só não sabemos aonde vai chegar”, afirmou.

Marcato ainda alertou que, se no metaverso vai ter gente e capital, vai haver geração valor, mas ponderou a noção sobre o conceito de “valor”. “Vai existir um valor que a gente não conhece hoje. Vamos criar coisas que não eram possíveis antes disso. É aqui que precisamos estar muito atentos, por que como vamos contabilizar coisas que não sabemos o que é?”, ponderou. A palestrante ressaltou que será necessário preparação, já que, embora não se conheça o que haverá no metaverso, será necessário fazer a contabilização.

Dando continuidade, explicou como se chegou aos conceitos sobre esse mundo virtual e esclareceu que a análise do metaverso envolve três frentes, a tecnológica, a cultural e a econômica e explicou cada uma delas.

Outro ponto levantado foi a mudança de valor dos ativos físico e digital. Segundo a palestrante, para parte do público, o ativo digital passa a ser mais importante do que o ativo físico, sendo esta a maior mudança verificada nessa nova realidade.

Em seguida, tratou do segundo tema da palestra e lembrou ao público que não há apenas um criptoativo e disse que os contadores precisam compreender que cada criptoativo possui uma atividade diferente.

Aécio Dantas falou que ainda há muitas questões envolvendo o metaverso e ressaltou a postura que deve ser adotada em relação ao mundo digital. “É a nossa realidade e algo que realmente precisamos começar a refletir e estudar”, disse.

Para assistir a palestra na íntegra, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.