Palestra apoiada pelo CFC discute governança com prefeitos de Sergipe

No evento, o ministro do TCU, Augusto Nardes, ressaltou que a transparência nas contas municipais só é possível por meio da governança

Por Deividi Lira/ Agência Apex
Comunicação CFC

Prefeitos de cidades do Sergipe assistiram, nesta sexta-feira (31), na capital Aracaju, a palestra magna “Governança Pública Municipal: Transformando sua Administração” com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil, Augusto Nardes. A palestra ocorreu dentro 6ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, promovido pela Rede Brasil de Governança (RGB), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Augusto Nardes iniciou sua palestra falando dos desafios de se implantar a governança nas cidades, mas ressaltou aos gestores a necessidade urgente de se fazer isso, como forma preventiva.

“Comecei em 2012 esse projeto no TCU, quando convenci os ministros. Eu disse: - não adianta a gente só puder. Quando a gente pune, multa e penaliza o município, já aconteceu. O que temos que fazer é a prevenção”, relembrou.

O ministro também destacou que a governança deve ser sinônimo de transparência nas administrações, a fim de evitar o mal uso do dinheiro público e entregar resultados (serviços) para a população.

“A transparência só existe se tiver a governança. Uma estrutura de governança no setor público deve sempre colocar como prioridade a participação da população nos processos de gestão pública municipal, além de atuar de forma transparente não apenas nas ações, mas também na divulgação dos resultados lá no Portal da Transparência, por exemplo”, explicou. 

A íntegra dessa palestra, bem como todo o evento, pode ser conferida no canal do CFC no YouTube. A próxima edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos ocorrerá no 28 de abril em Porto Velho – RO.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.