Ouvidoria: um meio de exercício da cidadania

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

Um canal direto para falar com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), instrumento de aproximação da autarquia com a sociedade, mediadora das organizações, instrumento de democracia, meio de desenvolvimento das entidades. Essas são algumas das características da Ouvidoria.

No dia 16 de março, é comemorado o Dia do Ouvidor, profissional responsável por cumprir a nobre missão de ouvir as demandas dos públicos e buscar soluções. Há oito anos, o CFC possui esse serviço e, a partir dos dados recebidos pelo canal, obtém informações e sugestões para aprimorar os serviços que presta para a classe contábil e para o país.

O trabalho da Ouvidoria segue as diretrizes da Lei n.º 13.460/2017 e da Resolução CFC n.º 1.544/2018. No CFC, esse canal funciona por meio de um sistema informatizado, o que traz ao cidadão facilidade e agilidade no encaminhamento e no acompanhamento de suas demandas.

As manifestações enviadas pelos cidadãos são agrupadas em sete categorias, sendo elas: reclamação, denúncia, denúncia anônima, elogio, sugestão, solicitação e simplifique. Ao receber as mensagens, a Ouvidoria analisa e encaminha os materiais para os setores competentes do CFC. Nesse período, o ouvidor acompanha o andamento do processo e, em seguida, envia uma resposta ao solicitante. Conforme a Lei n.º 13.460/2017, o prazo para respostas às manifestações é de 30 dias.

Ouvidoria do CFC em números – biênio 2020-2022

Durante o período do necessário isolamento social em função da pandemia da covid-19, a Ouvidoria do CFC esteve ainda mais próxima da classe contábil. Nesse momento, em que muitas dúvidas surgiram em todo o planeta, a equipe do CFC, ainda que de modo remoto, atendeu às demandas encaminhadas à autarquia por meio desse canal democrático.

Entre 2020 e 2022, foram registradas 5.548 manifestações. Desse total, 57% tiveram avaliações positivas e o tempo médio de envio de respostas foi de dez dias. O estado que enviou mais manifestações foi São Paulo, representando 36% do total. Já a área mais demandada foi a de Registro, correspondendo a 26%.

A Ouvidoria é meio de exercício da democracia. Caso queira fazer alguma manifestação, envie as suas mensagens. É rápido, ágil e seguro. Para acessar o canal, clique aqui.

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