Outubro concentra realização de Convenções Estaduais de Contabilidade

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Eventos buscam capacitar profissionais e fortalecer network

 As convenções estaduais de contabilidade são eventos promovidos pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) com o intuito de debater temas relevantes para a profissão.  Em geral, são realizadas a cada dois anos e promovem a atualização e o aperfeiçoamento profissional, além de aproximação dos colegas. “Os congressos, de uma maneira geral, são os eventos mais importantes de uma classe, por isso, em via de regra, não ocorrem todos os anos. O Congresso Brasileiro de Contabilidade, maior evento da classe contábil brasileira, por exemplo, é realizado de quatro em quatro anos, sendo que a próxima edição será em setembro de 2016, em Fortaleza”, conta o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda.

Este ano, sete estados já realizaram convenções, que reuniram, ao todo, mais de cinco mil pessoas. Este mês, acontecem as de Santa Catariana (de 14 a 16/10), Rio de Janeiro (de 22 a 24/10), Paraíba (de 25 a 27/10), Pará (de 29 a 31/10) e Mato Grosso (de 29 a 31/10). As cinco, juntamente, esperam cerca de três mil pessoas.

O CFC mantém um programa de apoio às convenções e encontros. “Além de apoiar financeiramente, também sugerimos palestrantes e temas”, conta Breda. O apoio financeiro do CFC às convenções faz parte do projeto de fomento ao Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), programa de incentivo ao aprimoramento profissional do Conselho e obrigatório para os inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI). A partir do ano que vem, o PEPC passa a ser obrigatório para todos os auditores independentes e para os profissionais responsáveis pela elaboração de balanços contábeis de empresas sujeitas à contratação de auditoria independente, ou consideradas de grande porte nos termos da Lei Federal nº 11.638/07.

A programação das convenções é definida pela comissão organizadora de cada evento, sem nenhuma interferência do CFC, que apenas avalia o conteúdo das palestras e a carga horária para determinar a pontuação do evento no PEPC.  “Além de ser uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, de estreitamento de relações entre colegas e formação de um sentido de união e fortalecimento da classe, cada vez mais estes eventos cumprem a função de aproximar oportunidades de negócios e para a construção de networks”, conta Breda.

As inscrições das convenções que ocorrem no mês de outubro estão abertas e podem ser feitas nos sites dos Conselhos Regionais de Contabilidade dos estados realizadores.

Estado Data Site
Santa Catarina 14 a 16 de outubro https://contesc.com.br/
Rio de Janeiro 22 a 24 de outubro www.57concerj.com.br
Paraíba 25 a 27 de outubro https://convpbcontabilidade.com.br/
Pará 29 a 31 de outubro https://crcpa.org.br/
Mato Grosso 29 a 31 de outubro www.xconvencao.crcmt.org.br

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.