Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal realiza o seu V Congresso

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra, participou, nos dias 17 e 18 de setembro, em Lisboa, Portugal, do V Congresso dos Técnicos Oficiais de Contas (TOC), organizado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc). Além de Zafra, participaram do evento a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucelia Lecheta, e o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro.

2306-950x1024

Da esq. para a dir.: Nelson Zafra, vice-presidente de Registro do CFC; Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR; e António Domingues Azevedo, presidente da Otoc

O Congresso, que celebrou os 20 anos da Otoc, discutiu sobre temas científicos e técnicos da profissão, como informação contábil, ética, desafios, formação acadêmica e, entre outros, contou com momento específico para apresentação dos países de Língua Portuguesa, feita por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

reduzida_painel

Lucélia Lecheta e Juarez Carneiro falaram pelo Brasil. Eles abordaram os números de profissionais e de organizações contábeis registrados nos Conselho Regionais de Contabilidade do Brasil e sobre dois grandes desafios da profissão que estão sendo implantados no País: o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e as normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês).

reduzida_lucelia1

Em seguida, falaram os representantes de Angola, Cabo Verde, Guine Bissau, Moçambique e São Thomé e Príncipe. Segundo Lucélia, todos apresentaram informações sobre números de registros em seus países e as novidades sobre a organização das entidades – Ordens ou Conselhos – em seus países.

reduzida_juarez

O V Congresso também abordou a edição da Lei nº 139, publicada em 7 de setembro de 2015, que aprovou o Estatuto dos Contabilistas Certificados. A nova lei transforma a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas em Ordem dos Contabilistas Certificados.

Os trabalhos apresentados durante o V Congresso dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal estão disponíveis no link: https://congresso.otoc.pt/pt/noticias/disponiveis-trabalhos-das-sessoes-paralelas/

 reduzida_publico

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.