Oito esclarecimentos para você que quer realizar o 1º Exame de Suficiência de 2021

Por Thatyane Nardelli
Comunicação do CFC

A aplicação do Exame de Suficiência como requisito para a obtenção do registro profissional constitui um capítulo da história da Contabilidade brasileira, sendo uma das primeiras iniciativas realizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

Para você que pretende realizar a 1ª edição do Exame de Suficiência de 2021, respondemos às principais dúvidas enviadas por candidatos neste post. Leia até o fim e boa sorte, examinando.

Quando será realizado o 1º Exame de Suficiência de 2021?
A 1ª edição do Exame de Suficiência será realizada no domingo, 27 de junho de 2021, no turno da manhã, das 10h às 14h, observado o horário de Brasília (DF).

Quem pode realizar o Exame de Suficiência?
O Exame de Suficiência pode ser prestado exclusivamente pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.

Portadores de diploma estrangeiro que, na data de inscrição para o exame, já tenha sido revalidado na forma prevista no Art. 48, § 2º, da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Não poderão participar bacharéis que já possuam aprovação em edições anteriores, ressalvados aqueles examinandos cujas aprovações ocorreram em momento em que não atendiam aos requisitos descritos no parágrafo único do Art. 1º da Resolução CFC n.° 1.486/2015. Acesse: https://cfc.org.br/registro/legislacao/

Também não poderão participar do exame profissionais contadores que possuam registro (ativo ou baixado) junto aos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Até que dia posso realizar a minha inscrição?
As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, pelos sites da Consulplan (www.consulplan.net) e do CFC (www.cfc.org.br), no período entre 14h do dia 22 de abril de 2021 e 16h do dia 21 de maio de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF). Anote no calendário para não perder o prazo.

Posso usar o meu nome social?
É direito seu!
Ficam assegurados às pessoas transexuais e travestis, o direito à identificação por meio do seu nome social e o direito à escolha de tratamento nominal. O(a) examinando(a) poderá informar o seu nome social através de requerimento via correio eletrônico examecfc@consulplan.com até a data de 21 de maio de 2021

Até que dia posso efetuar o pagamento do boleto bancário da inscrição do exame?
Todos os examinandos inscritos poderão realizar o pagamento do boleto bancário até às 16h do dia 24 de maio de 2021. Atenção: é de responsabilidade do candidato respeitar o horário de funcionamento das agências e correspondentes bancários, bem como as regras de internet banking de seu respectivo banco.


Em quais cidades a prova será realizada?
Fique atento, examinando: a relação de cidades de opção para a realização da prova está disponível no edital. Clique aqui para acessar: https://bit.ly/2Qo7dhA. É de sua exclusiva responsabilidade a identificação correta de seu local de realização da prova objetiva e o comparecimento no horário determinado, inclusive você devendo estar atento quanto à possibilidade da existência de endereços similares e/ou homônimos. Preencha com responsabilidade.  


Quando será divulgado o meu local de realização de prova?
Examinando, de acordo com o edital, os locais de realização da prova objetiva serão divulgados a partir das 16h do dia 21 de junho de 2021, nos sites: www.consulplan.net e www.cfc.org.br.

Quantos pontos preciso acertar para ser aprovado?
Será considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total das questões, ou seja, 25 (vinte e cinco) pontos. Boa sorte!

As disciplinas exigidas no Exame de Suficiência estão disponíveis no edital. Acesse: https://bit.ly/2Qo7dhA

Compreender o edital de um concurso é o primeiro passo para sua aprovação. Ele pode ser cansativo de ler, mas é essencial para um bom desempenho, uma vez que esse normativo possui todas as informações sobre a seleção. 

Acesse já o edital completo e tire outras dúvidas: https://bit.ly/2Qo7dhA

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.