Novo perfil do profissional de Contabilidade é tema de destaque no evento de 26 anos do CRCRR

Por Luciana Melo Costa
Comunicação do CFC

Na celebração que marcou os 26 anos de atividades do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR), realizada na capital Boa Vista, no último dia 26, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, ressaltou a importância de se investir na educação continuada dos profissionais da contabilidade como forma de prepará-los para os novos desafios do setor. De acordo com o representante do CFC, o novo perfil do profissional da área consiste em ser mais consultor, a fim de auxiliar os gestores na tomada de decisões das respectivas empresas e órgãos públicos.

“Esse profissional precisa estar preparado, conhecer tecnologia, gestão e compliance”, afirmou Aécio Prado ao introduzir a conversa sobre o Projeto Contador Parceiro, desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional. A iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais do setor para atuar nas áreas de gestão, empreendedorismo e inovação com o propósito de criar uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios.

A conversa contou ainda com a participação da presidente do CRCRR, Itajay Maria Soares, da conselheira do CFC, Palmira Leão de Souza, e do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRR, Pedro Henrique Sampaio. 

Sustentabilidade financeira No discurso de abertura da solenidade, a presidente do CRCRR falou da trajetória da entidade ao longo dos anos e da importância da contribuição de todos os diretores que administraram o Regional. “Este CRC é um conjunto de esforços de cada profissional que passou por nossa história. Agradeço a todos os presidentes. Se não fosse por vocês, não estaríamos aqui hoje comemorando os 26 anos do nosso CRC”, afirmou Itajay.

Na oportunidade, a presidente também destacou as conquistas alcançadas pela atual gestão. “Quando assumimos a gestão, em 2018, nos deparamos com obstáculos a serem superados, muitas obrigações. Em 2020, cumprimos 93,49% do grau de eficiência orçamentária do nosso CRC. Ultrapassamos a meta de inadimplência, que regulariza seus débitos com o CFC. Firmamos parcerias estratégicas e cumprimos nosso objetivo como fator de proteção à sociedade”, disse a presidente.

Itajay falou ainda sobre o alcance, neste ano, da sustentabilidade financeira do CRCRR. “Nós conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Pela primeira vez, em quatro anos, nós não vamos precisar do auxílio financeiro do CFC. Nós não pediremos auxílio este ano. Já conseguimos arrecadar os 100% da receita orçada para 2021.”, afirmou.

Evento híbridoA celebração dos 26 anos do CRCRR foi o primeiro evento do Regional realizado na modalidade híbrida, contando com a participação virtual de convidados, como o próprio vice-presidente do CFC, que prestigiou o encontro de Brasília (DF).  

Durante o evento, foi realizada a posse simbólica dos conselheiros eleitos há mais de um ano e meio, mas que não tiveram uma cerimônia de posse em razão da pandemia.

Sobre esse fato, o vice-presidente Aécio cumprimentou esses conselheiros, exaltando a postura honrosa desses profissionais: “Esse gesto (celebração dos 25 anos) ameniza um pouco, premia esses conselheiros que vêm há mais de um ano e meio dedicando seu tempo e honrando o mandato para o qual foram eleitos”, destacou o vice-presidente.   

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.