Membros do PVCC e do PNUD discutem ações de voluntariado

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Quase 11 mil horas de trabalho voluntário foram realizadas, em 2018, em várias ações pelo Brasil afora, pelos 8.200 voluntários do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), instituído e gerido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Esses dados, entre outras informações, foram apresentados durante reunião realizada nesta terça-feira (14), no CFC, entre membros do PVCC e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Reunião no CFC com membros do PVCC e do PNUD

O principal objetivo da reunião foi tratar das ações do Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário, uma iniciativa do Governo federal, em parceria com o PNUD. O CFC faz parte do Conselho Gestor do Programa, juntamente com outros 31 membros, representantes de órgãos do Governo, da sociedade civil e do setor privado.

“Aproveitamos a visita institucional das representantes do PNUD para reforçar a capacidade de ação dos voluntários do PVCC e falar da nossa disposição em participar das atividades do Programa Viva Voluntário em todo Brasil”, afirma o coordenador nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e conselheiro do CFC, Elias Dib Caddah Neto.

A reunião desta terça-feira (14), no CFC, contou com a participação de Elias Caddah e Glaydson Trajano Farias, conselheiro do CFC e membro da Comissão Nacional do PVCC, e Julia Matravolgyi e Raissa Teixeira, representantes do PNUD. “Elas enfatizaram a importância da participação do CFC no Comitê Gestor do Viva Voluntário, apresentaram o sistema utilizado pelo Programa e atualizaram as informações relativas à continuidade do trabalho na atual gestão do Governo federal”, informou o coordenador do PVCC.

Zulmir Breda (ao centro), presidente do CFC, recebeu os participantes da reunião: (da esq. para a dir.) Glaydson Trajano Farias, Júlia Matravolgyi, Raissa Teixeira e Elias Caddah

Além disso, ainda segundo Elias Caddah, o PVCC se comprometeu em acompanhar a tramitação do Projeto de Lei (PL) nº 11278/2018, que cria a Política Nacional do Voluntariado, atualmente em análise no Congresso Nacional. Para conhecer a tramitação completa, clique em PL 11278/2018.

Outro ponto discutido na reunião foi a participação dos voluntários do PVCC em ações nas cidades-piloto da implementação do Programa Viva Voluntário. As cidades escolhidas são Salvador, São Paulo, Brasília, Boa Vista e Porto Alegre, onde haverá atuação conjunta de parceiros do Programa. Clique para conhecer mais sobre as Cidades-Piloto.

Para informações completas sobre o Programa, acesse Viva Voluntário.

PVCC

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil foi instituído pelo CFC em 2008. Atualmente, o PVCC conta com a seguinte Comissão Nacional: Elias Dib Caddah Neto (PI), Cristiane de Fátima Rodrigues da Costa (PA), Maria Salete Barreto Leite (SE), Patrícia Pereira Castro (MS), Silvia Grewe (RS), Gretha Anice Furtado (PI), Adriano Gillioli (SP), Luis Antonio Ochesendorf Leal (RJ), Joana Dark Nascimento de Lima (PE) e Glaydson Trajano Farias (PB). Para saber mais sobre o PVCC, clique AQUI.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.