MEC atende pleito do CFC referente à abertura de curso público de Ciências Contábeis no Acre

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) atendeu a um antigo pleito do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) referente à abertura de curso público de Ciências Contábeis no Acre. Em 2023, a Universidade Federal do Acre (Ufac) passará disponibilizar o curso em questão no estado. A novidade foi comunicada por Aécio Dantas durante a reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs, realizada na manhã desta quarta-feira (11), durante o evento Conexão Contábil, que acontece em Teresina (PI).

A notícia foi reiterada pelo secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, que fez uma breve participação na reunião. Na oportunidade, o secretário informou também que os procedimentos de implantação do curso estão em andamento. 

De acordo com o secretário Wagner, já está em avaliação a portaria que libera os códigos das vagas para o curso. A previsão é que até o dia 30 de maio a portaria seja assinada pelo ministro da Educação. Com isso, a partir de janeiro de 2023, a Ufac poderá realizar concurso de provimento dessas vagas.

O secretário comunicou ainda que, na primeira semana de junho deste ano, a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC e a Ufac assinarão um Termo de Compromisso de Pactuação, em que constará a oferta de 50 vagas para o curso de Ciências Contábeis.

Ao findar sua fala, Wagner expressou a sua satisfação com a conquista. “Eu fico feliz de estar participando disso e quero parabenizar a atuação do CFC, que é uma conquista coletiva”, disse o secretário.

O vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC), Edberto Gomes de Sousa, comemorou a fala do secretário do MEC sobre a conquista desse antigo pleito. “Quero agradecer, em nome do presidente Wellington Chaves, o empenho de todas as partes nessa questão. Há mais de doze anos, o CRCAC vinha lutando para que o curso de Ciências Contábeis fosse implantando na Ufac, e, graças a Deus, neste momento, nós estamos tendo a chancela de que em 2023 teremos o curso público de Ciências contábeis no Acre. Muito obrigado, mais uma vez”, disse.

Na ocasião, o presidente Aécio Dantas entregou ao secretário a minuta de alteração da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Após o ato, Aécio Dantas agradeceu o empenho do secretário nas questões relacionadas à profissão contábil.

“Tudo o que aconteceu e que ainda acontecerá neste evento será em benefício do desenvolvimento da nossa profissão. A aprovação das diretrizes curriculares é um exemplo disso e a abertura do curso somente está sendo possível porque o senhor age com a sensibilidade de um contador que entende a importância da profissão em um contexto nacional”, finalizou Aécio.

O Conexão Contábil terá continuidade na tarde de hoje com as discussões sobre a reforma curricular e a minuta de alteração da alteração da Resolução CNE/CES n.º 10/2004.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.