Por Daniel Bruce
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, nesta segunda-feira (19), às 17h30, live sobre o tema "Contabilidade de partidos políticos e prestação de contas anual", o encontro foi transmitido pelo canal do CFC no YouTube.
Os integrantes da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Alexandre Di Pietra, Décio Galdino, Elson Amorim e Guilherme Guimarães apresentaram o tema aos espectadores da live.
Também houve a participação e as contribuições do coordenador da comissão, Haroldo Santos Filho. A abertura do encontro ficou a cargo do vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Júnior.
Já a moderação foi realizada pelo conselheiro do CFC, Brunno Sitonio, que destacou entre as atividades no campo da Contabilidade Eleitoral, o prazo final para a prestação de contas anuais, que encerra no dia 30 de junho.
Para o coordenador da comissão, um dos pontos de atenção é a padronização ou a falta dela em relação àqueles que que exercem a função de fiscalizar estas prestações de contas seja de partido seja de candidatos.
Segundo Haroldo Santos Filho, os próprios critérios utilizados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), muitas vezes, são distintos para avaliar os registros contábeis. “Os registros contábeis que estão sendo feitos desses recursos, que na maior parte das vezes são públicos, têm causado um grande problema”, pontuou.
Contudo, para solucionar o problema apontado, Haroldo Santos Filho, afirmou, ainda, que a Comissão de Contabilidade Eleitoral está trabalhando em um projeto que segue em andamento. “Estamos ouvindo as pessoas, discutindo as normas brasileiras aplicadas a partir das eleições, que são as normas brasileiras de contabilidade eleitoral. O CFC está normatizando, haverá um norte, um padrão”, finalizou.
Para assistir a live na íntegra, clique aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.