Liderança, estratégia e controle são temas abordados no 6º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

A 6ª Edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, aconteceu nesta sexta-feira (31), em Aracaju (SE). O evento teve foco na participação de representantes de administrações públicas municipais, especialistas em governança, instituições privadas e da sociedade civil.

Nesta edição, três palestras de destaque foram apresentadas no período da tarde, com as temáticas de liderança, estratégia e controle. Conduzidas pela diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Cristiane Nardes; pelo auditor federal da Controladoria-Geral da União (CGU), Walter Cunha; e pelo procurador federal e conselheiro do Conselho de Ética da Rede Governança Brasil (RGB), Daniel Catelli, respectivamente.

Durante a primeira apresentação, Cristiane Nardes ressaltou a importância  da liderança na governança pública e, também, falou sobre a relevância da Cartilha de Governança Municipal elaborada pela RGB.

Segundo a diretora de Governança do IGCP, o documento é crucial para guiar os gestores públicos na gestão dos municípios pelo país. “Foi pensando mesmo no modelo de mentoria que nós criamos esse material. Ele serve de apoio para os líderes”, afirmou Cristiane.

Na sequência, o auditor federal da CGU destacou que é necessário que haja bons projetos para que a liberação de recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) seja realizada.

De acordo com Walter Cunha os mecanismos de governança pública precisam ser conhecidos pelos gestores para que, dessa maneira, a liderança, as estratégias e o controle sejam colocados em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão.

Ainda na oportunidade, durante a terceira palestra da tarde, o procurador federal e conselheiro do Conselho de Ética da RGB apresentou aos participantes o tema controle no âmbito da governança municipal.

Para Daniel Catelli, governança é a organização que faz a diferença. Segundo o conceito apresentado por ele, são vários mecanismos responsáveis por estruturar e sincronizar a gestão, o controle e a prestação de contas. Além disso, tem como objetivo a condução das políticas públicas e da prestação de serviços de interesse da sociedade.Para conferir a transmissão, ao vivo, do 6º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, no canal do CFC no YouTube, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.