Liderança, estratégia e controle são abordados em evento na Paraíba

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

Os elementos que compõem a governança foram apresentados na 13ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos. Liderança, estratégia e controle foram os temas abordados no talk show do evento, que aconteceu no dia 27 de outubro em João Pessoa/PB. O encontro, que tem o objetivo de capacitar prefeitos, servidores e gestores públicos sobre governança, também foi transmitido pelo canal no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube.

As temáticas foram abordadas pela membro colaboradora da ouvidoria do Conselho Nacional do Ministério Público e coordenadora do Comitê ESG Público da Rede Governança Brasil (RGB), Rose Meire Cyrillo; pela coordenadora do Comitê ESG Público da RGB, Mariana Covre; e pelo procurador federal e conselheiro do Conselho de ética da RGB, Daniel Catelli. A moderação desse momento da programação ficou a cargo do conselheiro do CFC, Brunno Sitônio.

O representante do CFC destacou que a governança faz parte do dia a dia do CFC e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCSs). “O Sistema CFC/CRCs sente muita vontade em falar de governança, até porque nós aplicamos a governança na prática. Como conselheiro federal, é muito gratificante, mensalmente, participar das plenárias do Conselho Federal e ver que nós acompanhamos todas as práticas e mecanismos da governança por meio do monitoramento das ações”, disse. O contador ainda destacou as premiações recebidas pelo CFC por suas ações voltadas para a governança.   

Liderança foi o primeiro aspecto apresentado durante o talk show. Na oportunidade, Rose Meire Cyrillo explicou os benefícios da a liderança para as organizações e empresas. Entre os ganhos mencionados pela palestrante, estão: sustentabilidade das atividades, valor público, tomada de decisões estratégicas, melhoria na gestão de riscos e de pessoas e harmonização dos interesses de todas as partes envolvidas.

Dando continuidade, Mariana Covre falou sobre o mecanismo da estratégia. A apresentação da palestrante foi baseada na Agenda ESG, sigla em inglês que engloba os valores ambiental, social e de governança. “Eu, tecnicamente, entendo que a governança é uma linha mestra dentro do ESG. Ela é o principal elemento tanto dentro da responsabilidade ambiental – e eu chamo de governança ambiental – quanto da responsabilidade social, que eu chamo de governança social. Por quê? Para nós termos boas práticas de responsabilidade ambiental e social, precisamos ter ações planejadas, organizadas, ter um direcionamento e, para isso, utilizamos da ferramenta da governança”, esclareceu.

Durante a sua fala, Covre ressaltou que a estratégia é fundamental para a longevidade das empresas. “Os empresários, na iniciativa privada, têm muito essa preocupação com a reputação e [sobre] como os seus negócios se perpetuam ao longo do tempo, enfrentando crises, momentos de insegurança e o setor público também. Como se perpetuar no tempo, por exemplo, diante da escassez de recursos públicos?”, questionou.

Em seguida, destacou que a estratégia vai definir uma série de elementos para a empresas, como confiabilidade e reputação; performance; inovabilidade (uma composição de inovação e de sustentabilidade); e comunicação. O resultado da adoção desse elemento da governança trará como resultados a melhora na produtividade e a entrega das políticas públicas.

Para fechar a apresentação, Daniel Catelli falou sobre controle. O profissional citou e explicou ao público as metas do controle, sendo elas: assegurar processos estruturados para mitigar os possíveis riscos; alcançar objetivos institucionais; garantir a execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das atividades da organização; e preservar a legalidade e economicidade no dispêndio de recursos públicos.

Para assistir ao talk show, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.