João Pessoa – PB recebe a 13ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

Por Bianca Sampaio
Comunicação CFC

Nesta sexta-feira (27), João Pessoa recebeu a 13ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos. Essa é uma rede colaborativa comprometida em disseminar as boas práticas de governança no Brasil e na América Latina, de forma gratuita.

Com a participação de cerca de 900 pessoas distribuídas de forma presencial e virtual, o evento contou com a presença do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; do Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Antônio Nominando Diniz Filho; do Vice-Presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Carlos de Oliveira Júnior; do Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Rômulo Teotônio de Melo Araújo; da Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado da Paraíba (CGU na Paraíba), Geovana Nogueira Guadanini; do Secretário de Finanças de João Pessoa, Bruno Sitonio; e do Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado da Paraíba, Gilmar Martins.

O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, iniciou sua fala relatando que o Estado da Paraíba é diferenciado pelo seu excelente capital intelectual e o comparando ao Japão neste quesito.

“Quem tem capacidade de fazer Inteligência Artificial de forma inteligente usando o ser humano como a base fundamental é aquele que viabilizará uma rentabilidade e um ‘plus superior’ aos demais estados, e vocês têm esse ‘plus superior’ dos demais estados por causa do capital intelectual”, disse Nardes.

Na sequência, apresentou a palestra Magna, com o tema “Governança Pública Municipal – Transformando sua Administração”. O Ministro aponta que a maior riqueza que um país pode ter é capacidade de crescimento e geração de emprego, que tenha integridade, ética, confiança e credibilidade.

O destaque da apresentação ficou com a questão climática. Augusto trouxe a reflexão: “para onde vai o nosso planeta?” e explanou sobre o desequilíbrio climático e como a população mundial é responsável pela mudança climática e como a Governança pode ajudar nessa questão.

De acordo com Nardes, a governança é a base de tudo, porque ela permeia a possibilidade de entrega de resultados com as auditorias operacionais. Ele mostrou os desafios na área da saúde, segurança pública, segurança na governança na área de fronteira e ressaltou, principalmente, a importância da governança na área de fronteira.

“É pela área de fronteira que entram as drogas, as armas, que acabam com o tecido social; e não temos uma boa governança de fronteira. É necessário trabalhar o país internamente, na sua relação externa, e exercer uma liderança na América Latina”, disse o Ministro.

Nardes explicou sobre os três tipos de governança que são importantes: Governança Organizacional; Governança de Políticas Públicas e Governança de Centro de Governo. Ele alerta sobre a necessidade de o país ter uma capacidade organizacional de transversalidade entre estado, município e união.

“Por isso, a criação da Rede de Governança Brasil, que conta com voluntários especialistas de cada área, cerca de 650 atualmente. Temos um time incrível na área de infraestrutura para que se possa montar uma governança organizacional, de políticas públicas e a governança de centro de governo, sendo este último importante para organizar: governança, sociedade, estado”, informou Nardes.

Finalizando sua apresentação, ele deixou uma reflexão: “Para onde vai a Paraíba daqui a 10 anos?” Pensar o futuro é a chave! É necessário pensamento estratégico para que o dinheiro seja bem aplicado. “Essa é a nossa proposta, ajudar o país para que ele seja bem administrado”, disse.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.