IV Secofem: Cuiabá (MT) recebe capacitação em contabilidade pública

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam a IV Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), de 9 a 13 de novembro, na Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá.  O objetivo é aperfeiçoar e atualizar o conhecimento de profissionais da contabilidade que atuam no setor público, gestores municipais, estaduais e de tribunais de contas envolvidos em rotinas de contabilidade e responsabilidade fiscal.

Durante a Semana, são oferecidos 20 módulos com cargas horárias que variam entre 4h, 8h e 12h. O participante, ao fazer sua inscrição, deve escolher os módulos de seu interesse até completar as 40 horas, que é a duração do curso. “A capacitação é muito prática e o objetivo é que seja convergente com os interesses do participante, então o profissional monta a grade de acordo com sua área de atuação”, conta a chefe do Núcleo de Apoio Técnico à Federação da STN, Damiana Lacerda Soares. Os cursos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Entre os módulos oferecidos estão Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, Fundamentos da Responsabilidade Fiscal, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação e Regime Próprio de Previdência Social. Os módulos são ministrados por servidores especializados do Tesouro Nacional.

Esta é a última edição do ano do projeto Secofem, que capacitou mais mil profissionais nas três edições anteriores. Em março, a primeira edição do evento capacitou 211 servidores em Brasília-DF. Em junho, 469 pessoas participaram do curso em Maceió-AL, e, em agosto, no Rio de Janeiro-RJ, 361 profissionais participaram da Semana.  “A parceria entre o CFC e a STN é muito importante para a evolução da contabilidade aplicada ao setor público e para aprimorar a transparência das contas pública no Brasil”, afirma Damiana. Para o ano que vem, estão previstas a realização cinco eventos.

As inscrições estão abertas, custam R$ 100, e devem ser feitas no site casp.cfc.org.br. No site também estão disponíveis a programação e o conteúdo programático de cada módulo.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.