IPSASB Emite Alterações Relacionadas a Interpretações IFRIC Específicas

Por Comunicação Ibracon

Emendas às Normas IPSAS: Interpretações IFRIC Específicas tem uma data de vigência de 1º de janeiro de 2026

O International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), desenvolvedor das Normas IPSAS, normas internacionais de contabilidade de competência para uso por governos e outras entidades do setor público em todo o mundo, emitiu Emendas às Normas IPSAS: Interpretações IFRIC Específicas.

Emendas às Normas IPSAS: Interpretações IFRIC Específicas é o resultado do projeto Alinhamento IFRIC – Emendas de Escopo Estreito do IPSASB, que revisou e considerou sete Interpretações IFRIC e SIC publicadas anteriormente pelo Comitê de Interpretações IFRS. Essas Interpretações foram emitidas para esclarecer a aplicação de Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS) específicas a transações ou cenários em que pode haver incerteza ou ambiguidade. Ao revisar as Interpretações IFRIC e SIC, o IPSASB teve como objetivo manter o alinhamento com as Normas IFRS, quando apropriado, e identificar e incorporar orientações nas Normas IPSAS que eram aplicáveis a governos e entidades do setor público e deveriam ser incorporadas à literatura IPSAS.

O IPSASB concluiu que quatro das Interpretações IFRIC no escopo deste projeto eram aplicáveis ao setor público e alterou as Normas IPSAS existentes para incorporar novas orientações, baseadas nessas Interpretações, para esclarecer a aplicação dos princípios contábeis existentes em assuntos específicos.

Ian Carruthers, presidente do IPSASB, disse: “Este comunicado reflete o compromisso do IPSASB em manter uma linha de base global para relatórios financeiros do setor público. Ao incorporar interpretações IFRIC selecionadas que são relevantes para o setor público, aumentamos a consistência e facilitamos a comparabilidade entre jurisdições, reforçando a transparência, a responsabilidade e a confiança na gestão financeira do setor público em todo o mundo. No futuro, o IPSASB considerará a aplicabilidade de futuras interpretações IFRIC à medida que forem emitidas para garantir que os relatórios financeiros do setor público permaneçam globalmente relevantes, claros e consistentes.

Emendas às Normas IPSAS: Interpretações IFRIC Específicas tem uma data de vigência de 1º de janeiro de 2026. A aplicação antecipada é permitida.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.