Internacional: Seminário Internacional do Glenif marca o início da nova gestão e relembra trajetória da entidade

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O Seminário Internacional do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Relato Financeiro (Glenif), realizado nesta segunda-feira (13), marcou o início das atividades da nova gestão – presidida pelo contador José Luiz Ribeiro de Carvalho, terceiro brasileiro a comandar a entidade – e relembrou os 12 anos de trajetória do Glenif.

Os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), José Aparecido Maion, e do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, bem como o presidente do Glenif na gestão 2019-2022, Jorge José Gil, realizaram a abertura da cerimônia.

Na sequência, antes de dar posse ao contador José Luis, o presidente do CFC, Aécio Dantas, destacou a importância da atuação do Glenif na América Latina que, em parceria com o International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês), promove a adoção da convergência das normas internacionais, coopera com governos, reguladores e outras organizações regionais, visando à melhoria da qualidade financeira das demonstrações.

Aécio Dantas destacou ainda a competência do contador e a certeza do sucesso de José Luis à frente da gestão do Glenif. “Portanto, José Luiz, a responsabilidade é grande, mas tenho certeza de que a sua capacidade técnica é ainda maior. Construir novas perspectivas, empreender e apresentar novos horizontes são ações que sempre marcaram a sua carreira.  E, por isso, quero aqui, mais uma vez, agradecer por toda a sua competência e disponibilidade ímpar à classe contábil”, afirmou o presidente do CFC.

Em seguida, o contador recebeu das mãos do presidente do CFC o certificado que deu posse ao novo colegiado do Glenif, que administrará a entidade até novembro de 2024. 

Emocionado, José Luiz explicou sua trajetória na entidade. “Com muita honra, fui indicado a participar do Diretório do Glenif, em 2019, com o apoio do meu querido colega, o contador Eduardo Pocetti, então presidente. Comecei a trabalhar a partir da assembleia realizada em Cartagena, na Colômbia. Na assembleia de 2021, fui indicado pelo então presidente do CFC, o querido contador Zulmir Breda, e eleito na posição de vice-presidente. Na assembleia passada, de 22 de novembro de 2022, e conforme os estatutos, fui alçado à presidente do Glenif para o mandato que se encerra em novembro de 2024”, explicou o presidente do Glenif.

Posteriormente, ele expressou sua satisfação e todo o apoio recebido. “Hoje, com muito orgulho, recebo o cargo de presidente, oficializado pelo querido contador e presidente do CFC, Aécio Dantas, a quem muito agradeço todo o apoio e de todo o Sistema (CFC/CRCs). Então, fico muito feliz por ser contador brasileiro e participar de uma instituição tão valorosa como é o CFC e todo o Sistema que ele rege”, afirmou José Luiz.

Após essa breve cerimônia, foi dado início às atividades do Seminário Internacional do Glenif, que, em seu primeiro painel, relembrou os 12 anos de trajetória da entidade. Para traçar esse relato, o painel reuniu ex-presidentes da entidade, como o argentino Jorge José Gil (2013 a 2015 e 2019 a 2022); o brasileiro Eduardo Pocetti (2017 – 2019); o mexicano Felipe Pérez Cervantes (2015 – 2017); o brasileiro Juarez Domingues Carneiro (2011 – 2013); o membro do conselho assessor do Iasb, o brasileiro Amaro Gomes; além do atual presidente, José Luiz Carvalho.

O evento contou ainda com os painéis intitulados “Agenda IASB e a Importância da Emissão de Normas para o Fortalecimento do Clima de Negócios na América Latina” e “O Desenvolvimento da Narrativa de Sustentabilidade Financeira e a Participação da GLENIF”. O seminário foi encerrado com a apresentação do plano de trabalho do Glenif referente ao biênio 2023-2024.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.