Internacional: o uso da ISA for LCE na Europa é tema de webinar

Por Poliana Nunes, com informações da Ifac
Comunicação CFC

A International Federation of Accountants (Ifac), em colaboração com o International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb), promoverá o webinar “Diretrizes para o uso da ISA for LCE na Europa”. O evento será totalmente on-line, no dia 18 de abril de 2024.

A Norma Internacional de Auditoria para Entidades Menos Complexas, ISA for LCE, como é conhecida em inglês, foi formatada em 2023 com o objetivo de ser uma nova norma de auditoria independente, utilizada globalmente. Neste webinar, serão apresentados os principais aspectos da norma, bem como estudos de caso sobre como alguns países europeus planejam usar a norma. A ISA for LCE deverá entrar em vigor para auditorias de demonstrações contábeis de entidades menos complexas a partir de 15 de dezembro de 2025, com adoção antecipada permitida.

Confira abaixo a lista dos palestrantes já confirmados:

  • Kai Morten Hagen, membro do Iaasb e presidente da Força-Tarefa para LCE
  • Jasper van den Hout, diretor do Iaasb
  • Isabelle Raiche, gerente sênior de Desenvolvimento de Normas e Projetos Técnicos da Iaasb
  • Iwona Warzecha, especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Mundial
  • Helene Agélii, secretária-geral e CEO da Federação Nórdica de Contadores Públicos (NRF, na sigla em inglês)
  • Inge van Beveren, secretária-geral adjunta do Instituto de Auditores Registrados (IBR-IRE)
  • Paul Gisby, diretor de Serviços Profissionais da Accountancy Europe
  • Salvador Marin, presidente da EFAA para PMEs
  • Christopher Arnold, diretor da Ifac

Sobre a norma

Construída com base nas Normas Internacionais de Auditoria (ISA, na sigla em inglês), globalmente respeitadas e adotadas, a ISA for LCE visa aumentar a confiança nos relatórios financeiros, promover a consistência na aplicação de normas de auditoria a entidades menos complexas e, desse modo, reduzir o risco de divergência jurisdicional. A importância da nova norma reside na sua abordagem às necessidades únicas de auditoria dessas entidades menores.

A ISA for LCE enfatiza que a natureza do negócio determina a sua aplicabilidade. Se as atividades empresariais, as estruturas organizacionais, as funções financeiras, a tecnologia e a estrutura contábil forem menos complexas, a norma poderá ser usada. Ademais, o documento reconhece as necessidades distintas dos auditores que atuam em pequenas empresas e oferece orientação na forma de material explicativo essencial, adaptado às suas necessidades.

Para mais informações sobre o webinar “Diretrizes para o uso da ISA for LCE na Europa”, acesse a página da Ifac. Caso queira realizar sua inscrição, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.