Internacional: O futuro das Normas SASB: o que você precisa saber para a divulgação de 2023

Por Neil Stewart

O ISSB (International Sustainability Standards Board, na sigla em inglês) estabeleceu um caminho claro para as normas SASB (Sustainability Accounting Standards Board, na sigla em inglês) quando lançou o esboço das normas de divulgação de sustentabilidade IFRS, explicando como, inicialmente, as normas SASB baseadas na indústria podem ajudar as empresas a identificar seus riscos e oportunidades de sustentabilidade junto a métricas a serem usadas em suas divulgações. Como tal, os preparadores de relatórios se beneficiarão ao começarem, agora, a usar as normas SASB para atender às necessidades imediatas dos investidores, enquanto se preparam para a adoção das normas de divulgação de informações sobre sustentabilidade IFRS nos próximos anos.

Neste artigo, Neil apresenta uma série de decisões recentes do ISSB que devem ser conhecidas para 2023 e que indicam como se preparar para a aplicação futura das normas de divulgação de informações sobre sustentabilidade IFRS.

Essas decisões esclarecem melhor o papel e a evolução das normas SASB e respondem ao extenso feedback recebido do mercado sobre as minutas da Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade (IFRS S1) e de Divulgação Relacionada ao Clima (IFRS S2).

O artigo informa que o ISSB pretende emitir a IFRS S1 e a IFRS S2 ainda 2023 e está empenhado em apoiar sua implementação para empresas de todos os tamanhos e estágios de desenvolvimento em diferentes mercados, embora a data efetiva de emissão das normas ainda esteja para ser decidida.

Em 2023, as empresas que já aderiram às normas SASB devem continuar a fazê-lo, e aquelas que ainda não as utilizam devem considerar a adoção. Os preparadores de relatórios que são novos em divulgação de sustentabilidade devem aproveitar este ano para se preparar para a futura aplicação das normas de divulgação de sustentabilidade IFRS.

O artigo dá três dicas de como as empresas líderes estão começando a utilizar as normas, mesmo antes que sejam finalizadas.

Para saber mais sobre o artigo, clique aqui.

Fonte: site do SASB Standards.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.