Internacional: Inscrições para atuar no Iesba e no IAASB estão abertas

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

Estão abertas as inscrições para atuação no International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, na sigla em inglês) e no International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB).  Os interessados terão até o dia 10 de fevereiro de 2023 para efetuar a inscrição. O início das atividades nas instituições está previsto para janeiro de 2024. As informações completas sobre o procedimento podem ser acessadas aqui.

As oportunidades foram divulgadas pela Public Interest Oversight Board (PIOB, na sigla em inglês). As vagas se destinam a profissionais e organizações interessadas, incluindo aqueles que representam investidores e a comunidade de governança corporativa, órgãos reguladores, normatizadores nacionais, profissionais de auditoria, organizações profissionais de contabilidade e organizações do setor público e acadêmicos podem se inscrever. Os candidatos também podem fazer indicações em seu próprio nome.

As vagas são oportunidades para que profissionais experientes contribuam para a evolução da composição multicultural e multistakeholder de cada conselho.

Novos membros do Iesba – Desde o dia 1º de janeiro de 2023, o Iesba tem contado com a atuação de novos membros, cujas nomeações foram publicadas pelo PIOB em novembro de 2022. Entre os selecionados, está Laurie Endsley, renomeada pelo PIOB, que assume a vice-presidente do Conselho pelos próximos dois anos. Laurie C. Endsley ingressou como membro do Iesba em janeiro de 2020, após ser indicada pela PwC – entidade da qual é sócia –, e trabalhou por mais de 30 anos como auditora e advogada.

Além da vice-presidente, ingressaram também como membros: Paul Muthaura (Quênia), advogado e especialista em mercado de capitais, cuja experiência profissional inclui gestão de riscos, estabelecimento de normas, mudanças climáticas e sustentabilidade; Rania Uwaydah Mardini (Líbano), professora sênior da Olayan School of Business da Universidade Americana de Beirute (AUB) e consultora do Escritório Regional para os Estados Árabes do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD); e Rich Huesken, reconduzido ao Conselho pelo PIOB, para mandatos de dois anos.

Novos membros do IAASB – De forma semelhante, o IAASB também recebeu os membros nomeados no início de janeiro deste ano. Entre os selecionados, está Josephine Jackson, que assumiu a vice-presidência da instituição, após ser renomeada pelo PIOB. Jackson é diretora de Política Internacional de Normas de Auditoria e Garantia no Conselho de Relatórios Financeiros do Reino Unido e lidera o Grupo ESG da FRC. Ela exerce seu segundo mandato como membro do IAASB e atuou anteriormente como consultora técnica membro do conselho.

Os novos ingressantes são Neil Morris (baseado no Reino Unido), contabilista certificado, cuja experiência de trabalho inclui gestão de riscos, alterações climáticas e sustentabilidade, auditoria financeira e garantia; e Greg Schollum (baseado na Nova Zelândia), que é o vice-controlador e auditor-geral da Nova Zelândia – cargo que ocupou desde 2015, depois de ingressar no Gabinete do Auditor-Geral em 2004.

O IAASB renomeou ainda, pelo PIOB, para mandatos iniciados em 1º de janeiro de 2023, os membros Sue Almond, consultora da Grant Thornton International, baseada no Reino Unido, com experiência em políticas globais de auditoria e garantia; e Julie Corden, sócia da Deloitte Canada, responsável por liderar a metodologia, as políticas e as orientações de auditoria, incluindo a implementação do ISQM 1 da empresa.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.