Internacional: Ifac será presidida por mulher e contará com a participação de brasileiro no Conselho

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) anunciou, nesta quarta-feira (16), a composição do novo Conselho da entidade. Asmâa Resmouki foi eleita presidente da Ifac. Ela é a primeira presidente vinda da região África-Oriente Médio e a terceira mulher a presidir a instituição. Ela cumprirá um mandato de dois anos até novembro de 2024. Como vice-presidente foi eleito Jean Bouquot.

Com essa eleição, a Ifac apresenta, pela quarta vez consecutiva, maioria feminina na composição do respectivo corpo diretivo. Com isso, a Ifac reitera seu compromisso com a diversidade na representação profissional, de gênero e geográfica em seu conselho e grupos consultivos.

O outro destaque da composição é a eleição de Francisco A. M. Sant’Anna. Francisco é presidente do Conselho de Administração do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), sócio líder da firma de auditoria Deloitte, e auditor independente com mais de 35 anos na atividade.

A composição completa do recém-eleito Conselho ficou da seguinte forma: (novos membros) Kathryn Byrne (AICPA, EUA), Francisco A. M. Sant’Anna (CFC / IBRACON, Brasil) e Prof. Sidharta Utama (IAI, Indonésia). Renomeados: Fiona Wilkinson (CCAB (ICAEW), Reino Unido), Yeong Kyun Ahn (KICPA, Coréia, República da), Joan Curry (CAI, Irlanda), Caroline Gardner (CIPFA, Reino Unido), Winnie Nyamute (ICPAK, Quênia) e Ismaila Zakari (ICAN, Nigéria).

Na oportunidade, a Ifac anunciou ainda a aprovação da Ordre National des Experts-Comptables et des Comptables Agréés du Burkina Faso, como novo membro da Ifac, além do ingresso de novos associados aos quadros da instituição, sendo eles: Associação de Gestores Financeiros Profissionais (Azerbaijão); Ordre National des Experts Comptables et des Comptables Agréés du Mali; Associação Catariana de Contadores Públicos Certificados; Câmara de Contas da Ucrânia

As novas nomeações e decisões de adesão foram aprovadas na reunião do Conselho de 2022 da IFAC, realizada em 15 de novembro deste ano.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

Fonte: site da Ifac.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.