Por Bianca Sampaio, com informações da Ifac
Comunicação CFC
A International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) lançou, na última semana, uma lista de verificação de sustentabilidade para pequenas e médias empresas (SMEs, na sigla em inglês), com o objetivo de ajudá-las a maximizar os benefícios da incorporação da sustentabilidade em suas estratégias e nas operações comerciais.
A Lista de Verificação (checklist) é uma ferramenta de diagnóstico projetada para ser adaptada por cada empresa, de acordo com suas circunstâncias, o que inclui setor industrial, ciclo de vida, produtos e serviços fornecidos. Esse rol contém uma gama de iniciativas e ações a serem consideradas em termos de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).
Tal como referido em artigos anteriores da Ifac, como o “Informação de Sustentabilidade para Pequenas Empresas: The Opportunity for Practitioners”, as empresas de contabilidade e de auditoria de pequeno e médio portes (SMPs, na sigla em inglês) estão numa posição ideal para ajudar as SMEs nesta jornada, devido ao seu profundo conhecimento e à sua experiência empresarial. Como consultores de confiança, é possível reconhecer os riscos e as oportunidades e aconselhar as SMEs sobre a melhor forma de atuar em relação a eles.
Segundo Monica Foerster, conselheira suplente do CFC e presidente do SMPAG da Ifac, as SMEs são essenciais para a economia global devido às suas contribuições para o Produto Interno Bruto (PIB) e os níveis de emprego. Monica afirma que eles precisam ser uma parte ativa da discussão sobre questões de sustentabilidade.
Ainda de acordo com Foerster, provavelmente, devem aumentar as expectativas de que as SMEs reportem informações sobre sustentabilidade, muitas vezes devido a pedidos de parceiros da cadeia de abastecimento ou de fornecedores de financiamento. Tal conjuntura resultaria em novos desafios para essas empresas.
“As empresas de contabilidade e de auditoria de pequeno e médio portes (SMPs, na sigla em inglês) estão numa posição ideal para ajudar as SMEs a enfrentarem os riscos relacionados com a sustentabilidade, desbloquearem oportunidades, aumentarem a resiliência e se prepararem para o futuro”, disse. A Lista de Verificação foi desenvolvida no âmbito do trabalho da Ifac sobre Transformação de Práticas, que destaca a necessidade de as SMPs se adaptarem para permanecerem relevantes em um mundo em constante mudança. As SMPs também são fortemente encorajadas a utilizarem a Lista de Verificação para iniciar a sua própria jornada e considerar a sua estratégia, as suas políticas e os seus procedimentos em matéria de sustentabilidade. Isso também é fundamental para atrair e reter a próxima geração de talentos.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.