Internacional: Iesba realiza webinars sobre as propostas de normas de ética relacionadas a relatórios de sustentabilidade e uso do trabalho de especialista externo

Por Simone Kuperchmit, com informações do site do Iesba
Comunicação Social

O Iesba realizou webinars para apresentar as principais propostas das Minutas de Exposição (ED, na sigla em inglês) sobre as Normas Internacionais de ética para  asseguração de sustentabilidade (incluindo as normas internacionais de independência) – (Iessa, na sigla em inglês) e outras revisões do código relativo à asseguração e relatórios de sustentabilidade e usando o trabalho de um especialista externo.

A Minuta de Exposição sobre a Iessa e norma de ética para relatórios de sustentabilidade propõe uma estrutura clara de comportamentos esperados e disposições éticas para uso por todos os profissionais de asseguração de sustentabilidade, independentemente de suas formações profissionais, bem como profissionais da contabilidade envolvidos em relatórios de sustentabilidade. O objetivo dessas normas é mitigar o greenwashing e elevar a qualidade das informações de sustentabilidade, promovendo, assim, maior confiança pública e institucional nos relatórios e na asseguração da sustentabilidade.

Já a ED sobre o uso do trabalho de um especialista externo propõe uma estrutura ética para orientar contadores profissionais ou profissionais de garantia de sustentabilidade, conforme o caso, a avaliar se um especialista externo tem a competência, a capacidade e a objetividade necessárias para usar o trabalho desse especialista para os fins pretendidos. As propostas também incluem disposições para auxiliar na aplicação da estrutura conceitual do Código ao utilizar o trabalho desse especialista.

Essas normas de ética propostas (incluindo independência) são especialmente relevantes em um contexto em que as informações de sustentabilidade são cada vez mais importantes para os mercados de capitais, consumidores, corporações e seus funcionários, governos e sociedade em geral. Também são relevantes quando os provedores de asseguração fora da área contábil desempenham um papel proeminente na asseguração da sustentabilidade.

Os webinars fornecem informações úteis e valiosas sobre as propostas nos EDs para todos os grupos de partes interessadas, incluindo reguladores, preparadores de informações de sustentabilidade, profissionais de asseguração de sustentabilidade de todas as origens e investidores.

Os webinars foram realizados em inglês e estão disponíveis no canal do Iesba no YouTube (link).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.