Internacional: Iesba e IAASB se comprometem a cumprir as recomendações do Iosco sobre uma estrutura de asseguração para relatórios

Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social

O International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, na sigla em inglês) e o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês) prestigiaram o relatório divulgado, nesta terça-feira (28), pelo International Organization of Securities Commissions (Iosco) sobre o desenvolvimento de uma estrutura global de asseguração para relatórios corporativos relacionados à sustentabilidade. O relatório do Iosco reflete extensas pesquisas e feedback das principais partes interessadas. O relatório demanda o desenvolvimento de normas éticas e de asseguração para relatórios de sustentabilidade por parte do Iesba e do IAASB, respectivamente.

O Iesba e o IAASB responderam à crescente demanda por asseguração de alta qualidade sobre informações relacionadas à sustentabilidade para aumentar a confiabilidade dos relatórios corporativos, priorizando seus projetos para desenvolver normas relevantes e complementares. Ambos emitirão consultas públicas ainda este ano sobre normas de ética e asseguração de sustentabilidade, respectivamente. Tanto o Iesba quanto o IAASB planejam finalizar suas respectivas normas em 2024. Já o Iosco pediu um amplo alcance para garantir que as normas atendam às necessidades dos usuários e se beneficiem de diversas contribuições das partes interessadas, entre outras recomendações. Também enfatizam seu compromisso de abordar as principais considerações e recomendações apresentadas no relatório do Iosco.

Ao comentar o relatório do Iosco, Gabriela Figueiredo Dias, presidente do Iesba, declarou: "Agradecemos a liderança do Iosco na coordenação global na asseguração da sustentabilidade. As normas de ética que o Iesba está desenvolvendo visam apoiar uma abordagem ética e independente para relatórios de sustentabilidade e asseguração para o interesse público. Estamos envolvendo todas as partes interessadas por meio de consultas globais e inclusivas. Continuaremos a trabalhar em colaboração com o Iosco e outras partes interessadas para apoiar uma abordagem globalmente coordenada para a ética e a asseguração de relatórios de sustentabilidade".

Tom Seidenstein, presidente do IAASB, acrescentou: "Compartilhamos o senso de urgência destacado no relatório do Iosco, estamos no caminho certo para entregar uma norma de alta qualidade no prazo e abraçamos o apelo do relatório por um processo inclusivo. Nossos esforços incluirão o alcance de uma ampla gama de partes interessadas para garantir que nossas normas sejam de alta qualidade, atendam às necessidades dos usuários e sejam agnósticas em relação à profissão. O IAASB intensificará o alcance externo no segundo semestre de 2023 em conjunto com a publicação de um projeto de norma de asseguração da sustentabilidade".

Fonte: site do Iesba.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.