Internacional: Iesba destaca importância crítica do comportamento ético da profissão

Por Bianca Sampaio, com informações do Iesba

Comunicação Social

A profissão contábil dentre todas as profissões se destaca por ter um código de ética abrangente e robusto no Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais, do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, sigla em inglês).

Esse Código é desenvolvido de acordo com um processo rigoroso e sob a controle do Conselho de Supervisão de Interesse Público (PIOB). A força e aceitação universal do Código são evidenciadas por sua adoção ou uso em mais de 130 jurisdições e acatado pelas 34 maiores redes internacionais de empresas de contabilidade para auditorias transnacionais.

Segundo a presidente do Iesba, Gabriela Dias, a ética é fundamental por gerar confiança do público no trabalho dos contadores, “A ética é fundamental para a confiança do público no trabalho de todos os contadores devem estar sempre no centro de seus julgamentos, decisões e ações ao realizar atividades ou serviços profissionais”, disse.

Para Gabriela, as normas éticas de alta qualidade do código são fundamentados no comportamento ético e que sustentam a reputação, “as normas éticas de alta qualidade do Código são a pedra angular do comportamento ético nos negócios e nas organizações e sustentam a boa reputação de longa data da profissão contábil. Portanto, é crucial que todos os contadores entendam e cumpram totalmente todas as suas obrigações éticas sob o Código”, afirmou.

Sendo assim, os contadores profissionais devem agir em todas as transações ou relacionamentos comerciais e profissionais de acordo com os cinco princípios fundamentais do Código:

  • Integridade por ser direto e honesto;
  • Objetividade por não ser comprometido por preconceito, conflito de interesse ou influência indevida ou confiança indevida em indivíduos, organizações, tecnologia ou outros fatores;
  • Competência profissional e zelo devido, mantendo conhecimento e habilidade profissional no nível necessário para realizar seu trabalho com competência e agindo com diligência;
  • Confidencialidade respeitando a confidencialidade das informações adquiridas em decorrência das relações profissionais e comerciais;
  • Comportamento profissional cumprindo as leis e regulamentos relevantes, comportando-se de maneira consistente com a responsabilidade da profissão de agir no interesse público e evitando qualquer conduta que possa desacreditar a profissão.

Os princípios fundamentais estabelecem claramente o padrão de comportamento esperado de todos os profissionais da contabilidade. O Código também contém disposições detalhadas que especificam a conduta e a mentalidade esperadas de todos os contadores profissionais, incluindo a demonstração de uma mente indagadora e a força de caráter para agir apropriadamente, mesmo diante de pressão ou possíveis consequências adversas pessoais ou organizacionais.

É importante ressaltar que o Código estabelece uma expectativa clara para os contadores profissionais, especialmente aqueles em cargos de liderança ou gerenciais, para promover uma cultura ética em suas organizações.

A defesa dos princípios fundamentais e o cumprimento dos requisitos específicos do Código permitem que os profissionais de contabilidade cumpram a sua responsabilidade de agir no interesse público. Essas obrigações não são de forma alguma atenuadas ou diminuídas pelos tipos de atividades ou serviços que realizam.

O Código aplica-se aos profissionais de contabilidade em todas as suas atividades, quer se trate de auditoria, fiscal, consultoria, outros serviços de assessoria ou nos negócios. A não conformidade com os requisitos éticos não apenas cria um risco de consequências adversas para os contadores do ponto de vista profissional ou regulatório, mas também pode resultar em profundas consequências negativas para empresas, organizações empregadoras, clientes, outros grupos de interesse e o público em geral. Falhas éticas também podem prejudicar a reputação da profissão.

A ética é fundamental para o bom funcionamento das organizações, mercados financeiros e economias em todo o mundo. Os princípios fundamentais são a base do comportamento ético dentro das organizações e sustentam a integridade e a credibilidade das informações financeiras e não financeiras. Uma cultura organizacional que integra uma abordagem ética fortalece a confiança pública no trabalho dos contadores profissionais, protege o bem-estar e a sustentabilidade das organizações e, em última análise, serve para proteger o interesse público.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.