Internacional: Iasb revisará a Declaração de Práticas das IFRS – Relatórios da Administração

Por Luciana Costa
Comunicação CFC

O International Accounting Standards Board (Iasb) decidiu, por unanimidade, revisar a Declaração de Práticas das IFRS: Relatórios da Administração. O objetivo da iniciativa é aperfeiçoar a proposta, conforme estabelecido na minuta de exposição do tema. A previsão do Iasb é emitir a Declaração de Prática revista no primeiro semestre de 2025.

A decisão de melhorar a Declaração de Práticas das IFRS: Relatórios da Administração é resposta à procura por melhores informações sobre os fatores que afetaram ou poderão afetar a capacidade de uma empresa criar valor e gerar fluxos de caixa, inclusive no longo prazo.

As normas IFRS não exigem que as empresas preparem Relatórios da Administração. No entanto, muitos reguladores de valores mobiliários exigem um relatório semelhante. O Iasb acredita que essa revisão forneceria um recurso abrangente para reguladores e empresas apoiarem a melhoria e um maior alinhamento global nesses tipos de relatórios.

A iniciativa de revisar promove inovações nos relatórios, incluindo conceitos do Quadro de Relato Integrado da Fundação IFRS, num conjunto de requisitos semelhantes a normas para Relatórios da Administração concebidos para apoiar as melhores práticas centradas nos investidores.

A finalização da revisão também constituiria um trampolim para uma maior integração na elaboração de relatórios no futuro. Ao aperfeiçoar as suas propostas, o Iasb colaborará com o International Sustainability Standards Board (ISSB) e consultará o Integrated Reporting and Connectivity Council.

Mais informações [JG1] podem ser acessadas aqui.


 [JG1]Excluí, mas também é possível completar (sobre o quê?).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.