Internacional: Iaasb anuncia nova estratégia e plano de trabalho para promover normas de auditoria e asseguração

Por Poliana Nunes, com informações do Iaasb
Comunicação CFC

Com o objetivo de aumentar a consistência e a qualidade das normas de auditoria e asseguração em todo o mundo, o International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb) publicou a estratégia e o plano de trabalho “Elevando a Confiança em Auditoria e Asseguração: A estratégia e o plano de trabalho do Iaasb para 2024-2027”. O documento reflete o papel crucial da auditoria e da asseguração na promoção da confiança nas economias do mundo.

"A auditoria e a asseguração desempenham papéis vitais nas economias do mundo", disse o presidente do Iaasb, Tom Seidentstein. "Esses profissionais aumentam a confiança nos mercados e ajudam na alocação eficiente e sustentável de recursos. É por isso que o Iaasb se dedica a desenvolver normas relevantes e de alta qualidade em um processo rigoroso e transparente."

A estratégia anterior do Iaasb (2020-2023) registrou um progresso significativo nos principais objetivos, incluindo a adoção de metodologias ágeis e o envolvimento com uma gama mais ampla de partes interessadas. As realizações notáveis incluem o conjunto de normas de gestão da qualidade, uma aprimorada norma de considerações especiais para auditorias de grupos de demonstrações contábeis, a Norma Internacional de Auditoria para Entidades Menos Complexas (conhecida como ISA for LCE) e o desenvolvimento de uma norma proposta para trabalhos de asseguração de sustentabilidade, entre outras realizações.

Com base nesses sucessos, a nova estratégia reafirma o compromisso do Iaasb de atender ao interesse público por meio do desenvolvimento de padrões de auditoria, revisão e outras assegurações aceitas globalmente.

Os principais destaques da estratégia incluem:

  • Conclusão de projetos prioritários de auditoria e asseguração, com ênfase em fraude, continuidade e asseguração de sustentabilidade.
  • Início de novas iniciativas e projetos, incluindo o foco no apoio à adoção e implementação de norma abrangente para compromissos de asseguração de sustentabilidade, estabelecendo uma posição de tecnologia do Iaasb e conduzindo análises pós-implementação, bem como a definição de normas sobre, entre outros tópicos, evidências de auditoria e resposta a riscos, materialidade e análises de informações financeiras intermediárias.
  • Colaborar com as partes interessadas oficiais em todo o ecossistema de relatórios externos, incluindo oInternational Ethics Standards Board for Accountants (Iesba), reguladores e definidores de normas, além de outras partes interessadas.
  • Engajar-se com parceiros reguladores e de definição de normas para fortalecer a confiança nos mercados em todo o mundo.
  • Continuar implementando as recomendações do Grupo de Monitoramento para melhorar a independência e a responsabilidade na definição de normas.

O Iesba, diretoria parceira do Iaasb, também publicou sua estratégia e plano de trabalho para o mesmo período, Rumo a um futuro mais sustentável: Promovendo a centralidade da ética. Ele apresenta a visão e as metas estratégicas do Iesba, sustentando sua ambição de alcançar o reconhecimento e a aceitação global do Código Internacional de Ética para Contadores (incluindo normas contábeis de independência).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.