Por Bianca Sampaio
Comunicação Social
Na Semana Verde da União Europeia de 2023, líderes globais da indústria, especialistas e profissionais de finanças exploraram o papel crucial da Contabilidade na promoção da sustentabilidade, das habilidades e competências relevantes e necessárias para capacitar os contadores.
A fim de aumentar a conscientização sobre essa questão crucial, a Association of Chartered Certified Accountants (Acca, na sigla em inglês), a Accountancy Europe e a International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) organizaram um webinar com a participação de mais de 300 pessoas (aproximadamente 100 países), que se envolveram ativamente nas discussões.
Anne-Marie Vitale, presidente do International Panel on Accountancy Education (Ipae, na sigla em inglês) da Ifac, disse em seu discurso de boas-vindas: “os profissionais da contabilidae desempenham um papel importante na resposta à demanda por maior transparência e pela divulgação de informações confiáveis sobre sustentabilidade. Temos habilidades e competências igualmente aplicáveis a dados e relatórios financeiros sobre sustentabilidade, e operamos com base na ética, integridade e confiança e em nossa qualidade subjacente e não negociável”.
Os palestrantes discutiram como identificar e criar a estrutura certa para educação em sustentabilidade para profissionais de finanças; a forte necessidade de capacitação no espaço de informação de sustentabilidade; e os desafios e as oportunidades para os profissionais.
Adaptação a habilidades existentes, desenvolvimento de novas capacidades
As discussões confirmaram que o papel dos contadores já evoluiu com a introdução dos requisitos de relatórios de sustentabilidade. Essa tendência aumentará à medida que novas normas de sustentabilidade, como as desenvolvidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) ou pelo European Financial Reporting Advisory Group (Efrag, na sigla em inglês), forem implementadas.
Conectar informações financeiras e relacionadas à sustentabilidade é fundamental. Todos os especialistas concordaram que os contadores estão em uma posição ideal para alavancar e aplicar habilidades, conhecimento e experiência em relatórios financeiros para divulgações relacionadas à sustentabilidade. Além disso, a maneira como as questões ambientais e sociais estão intrinsecamente ligadas à economia financeira torna a profissão bem-posicionada para comunicar essa história com integridade.
Contadores também terão que desenvolver novas habilidades, a começar pelo entendimento de que o relato de sustentabilidade é mais amplo que a contabilidade financeira e, principalmente, pela valorização dos riscos relacionados. O relatório de sustentabilidade requer uma mentalidade mais integrada e uma compreensão mais ampla de toda a cadeia de valor da organização, além do escopo do relatório financeiro com o qual os contadores estão familiarizados. Provavelmente haverá mais ênfase no uso de informações obtidas de fontes externas.
A importância e os benefícios da colaboração com outros especialistas foram unanimemente destacados no painel de discussão. Dada a natureza interdisciplinar das divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade, os contadores talvez precisem desenvolver novas abordagens para trabalhar com especialistas de outras áreas, e é provável que o alcance desses especialistas se expanda.
Identificar e criar a estrutura certa para a educação em sustentabilidade
Como a importância da sustentabilidade em toda a profissão está aumentando, as organizações profissionais de contabilidade (PAOs, na sigla em inglês), especialmente na Europa, já lideram várias iniciativas de educação em sustentabilidade.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Professional Accountancy Education Europe (PAEE) em 2023, a sustentabilidade já está incluída na educação e formação profissional de contadores e auditores. Várias PAOs oferecem extensos programas de aprendizado com uma certificação composta por módulos que abrangem diversos tópicos.
Capacitação para divulgações de sustentabilidade de alta qualidade
Os especialistas enfatizaram que a capacitação não é apenas sobre qualificação, mas também sobre a garantia de que as normas de relatórios e asseguração de sustentabilidade sejam adotadas e que os profissionais tenham a licença apropriada para operar. O sucesso dos programas de capacitação requer ouvir o que as pessoas precisam em termos de apoio – que, muitas vezes, é educação e treinamento. Em outras vezes, porém, trata-se de conectar organizações e pessoas que podem desenvolver melhor sua capacidade, a partir da troca e do compartilhamento de pontos de vista e experiências.
Para mais informações, clique aqui.
Fonte: site da Ifac.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.