Internacional: Glenif e Iasb participam do Fórum Internacional de Normas Contábeis

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

Entre os dias 19 e 21 de abril de 2023, foi realizado o Fórum Internacional de Normas Contábeis (IFASS), em Norwalk, Connecticut (USA). O evento discutiu a conectividade entre relatórios financeiros e relatórios de sustentabilidade.

No primeiro dia de trabalho, o tom dos debates foi dado pelo Iasb e pelo ISSB, que trouxeram à tona a dificuldade das partes em entender o que é conectividade. Para dirimir a questão, ambos os conselhos se adiantaram em mostrar o entendimento delineado por eles sobre o assunto.

Antes de finalizar as discussões do primeiro dia, o vice-presidente do Iasb observou que o trabalho sobre a conectividade ainda está no início e que quanto mais contribuições os conselhos receberem, maior será o inventário para utilizar em trabalho conjunto. Também foi observado que o feedback sobre a consulta do ISSB fornecerá informações valiosas, bem como o trabalho realizado nos (futuros) projetos do Iasb sobre riscos relacionados ao clima em demonstrações financeiras, intangíveis e provisões, que, por sua vez, também se beneficiarão de insights desenvolvidos no contexto da conectividade.

Já no segundo dia, a temática conectividade foi abordada no âmbito dos relatórios financeiros e das divulgações de sustentabilidade no contexto de reconhecimento, mensuração e redução ao valor recuperável de ativos. Ao entrar nessa seara, a discussão foi desmembrada para os assuntos: julgamentos e estimativas, revisões de deterioração, vida econômica útil de ativos, relatórios segmentados e divulgações desagregadas, benefícios não econômicos e áreas emergentes.

A última apresentação do segundo dia discutiu as provisões, uma área em que os relatórios financeiros e as divulgações de sustentabilidade analisam os desenvolvimentos futuros esperados. Na ocasião, duas preocupações principais de conectividade foram identificadas: determinar quando as informações divulgadas sob o IFRS S1/S2 acionam a divulgação/o reconhecimento nas demonstrações financeiras e diferentes abordagens para a divulgação de informações comercialmente sensíveis (em que a isenção do IFRS S1 se aplica apenas a oportunidades e a isenção do IAS 37 aplica-se a ativos contingentes, bem como provisões e passivos contingentes).

Participaram dos debates o presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), José Luiz Carvalho, o diretor do Glenif pela Argentina, Hernán Casinelli, e o presidente do International Accounting Standards Board (Iasb), Andreas Barckow.

Mais informações sobre o Fórum Internacional de Normas Contábeis (IFASS) podem ser acessadas aqui.

Fonte: site da Deloitte.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.