Internacional: CPC encaminha propostas às alterações relativas à IAS 12

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) encaminhou, no último dia 10, contribuições às alterações propostas à International Accounting Standards (IAS) 12 – Impostos sobre o Rendimento. A íntegra das contribuições encaminhadas pelo CPC podem ser acessadas aqui.

Em janeiro deste ano, o International Accounting Standards Board (Iasb) publicou a minuta de exposição – International Tax Reform que trata das Regras do Modelo Pilar Dois da Reforma Tributária Internacional. As alterações propostas pelo Iasb tratam da exceção temporária à contabilização dos impostos diferidos decorrentes da implantação das normas e dos requisitos de divulgação direcionados para as empresas afetadas.

Mais de 135 países e jurisdições, representando mais de 90% do PIB global, concordaram com as regras do modelo Pilar Dois. As regras visam enfrentar os desafios fiscais decorrentes da digitalização da economia e fornecer um modelo para a implementação de uma alíquota mínima de 15% do imposto corporativo que as grandes empresas multinacionais pagariam sobre as receitas geradas em cada jurisdição em que operam.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.