Internacional: CFC participará do Fórum Mundial Business 20

Por Poliana Nunes
Comunicação CFC

A vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade, contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues, foi nomeada na força-tarefa de Integridade e Compliance do B20 – The Global Business Forum for G20. A equipe discute medidas anticorrupção, práticas comerciais éticas, conformidade com regulamentos e promoção de governança corporativa; tais iniciativas asseguram responsabilidade e comportamento ético dentro das organizações, com o objetivo de manter o nível dos padrões de ética empresarial e conduta.

“A minha expectativa é que nós possamos levar os nossos valores institucionais e, sobretudo, profissionais para um ambiente empresarial e global. O G20 é o principal fórum de cooperação econômica mundial e reúne países industrializados e emergentes. Essa é uma oportunidade de levar os valores da contabilidade, fortalecer a imagem da profissão para garantir credibilidade nas informações. É também inserir os contadores como agentes de transformação social e que têm muito a contribuir nesse processo de novos modelos de negócios mais sustentáveis e inclusivos”, informou Ana Tércia.

O B20 foi criado como um fórum de representatividade empresarial dos mesmos países que compõem o G20. Todo ano, o B20 estrutura propostas que são apresentadas antes da cúpula do G20. Os empresários também se organizam em grupos de trabalho conforme os temas de maior interesse; entre eles, a força-tarefa de Integridade e Compliance, na qual a vice-presidente Técnica do CFC foi aprovada, como representante do Conselho.

“Embora nossa força-tarefa seja sobre Integridade e Compliance, nós trabalharemos no sentido de levar a convicção e a informação de que a integridade só se dá por meio de controles efetivos, de Contabilidade robusta, que é a ferramenta que garante que as empresas possam atuar no mercado de uma forma íntegra, com suas informações asseguradas e resguardadas na sua integralidade”, comentou a conselheira do CFC.

As reuniões do grupo de trabalhos de Integridade e Compliance do B20 se darão de forma on-line e a previsão para início é ainda no mês de fevereiro. Para mais informações sobre o B20 – The Global Business Forum for G20, acesse: https://b20brasil.org/pt/home.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.