Internacional: CFC participa de reunião com Ifac

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, esteve em reunião com o diretor do International Federation of Accountants (Ifac), Manuel Arias, nesta quinta-feira (1º). Durante o encontro, Arias apresentou um panorama global da profissão, os principais temas trabalhados pela entidade atualmente e os seus projetos futuros.

Na ocasião, Dantas explicou a composição da classe contábil brasileira e algumas características da profissão no país. O representante do CFC ainda abordou outras temáticas de interesse dos profissionais do Brasil que têm sido pauta internacionalmente.

Arias ressaltou a importância estratégica do Brasil para a Ifac e os benefícios que a participação do país como membro traz para a classe contábil tanto nacional como internacional. “Sem dúvidas, para nós, como uma entidade contábil global que representa os profissionais da contabilidade, a profissão no Brasil é muito grande e nos ajuda a divulgar as informações sobre convergência de normativos, regulações, trabalho com reguladores e estudantes para falarem em uma linguagem comum”, disse.

O membro da Ifac ainda ressaltou a importância estratégica do país na entidade. “O Brasil participa, ativamente, em muitos comitês e grupos de trabalho da Ifac e nos ajuda a trazer problemas e estruturas de mercado do país para uma discussão global, para alcançarmos acordos globais e impulsioná-los. O trabalho forte que fazemos na Ifac é buscar entender as necessidades dos mercados para podermos utilizá-los como guias, como referência e entender o que é aplicável nesses mercados”, explicou.

O profissional ainda destacou que a participação ativa do CFC nos grupos de trabalho contribui para a Ifac implementar, de modo mais fácil, as normas desenvolvidas. Arias também falou sobre qualidade dos contadores brasileiros que representam o país na entidade. “O Brasil é um colégio de contadores muito importante para nós, participa tecnicamente e todos os representantes que temos do Brasil no mundo Ifac são de alta competência e nos ajudam a liderar os temas trabalhados em nível global”.  

A vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues; a diretora executiva do CFC, Elys Souza; a chefe de gabinete da Presidência do CFC, Adriana Guimarães; e o coordenador da Coordenadoria Técnica do CFC, Felipe Bastos, também estiveram presentes na atividade e contribuíram com as discussões realizadas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.